Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/02/2013 às 11:26
Mudança faz parte de medidas adotadas pelo GDF para combater abusos contra crianças e adolescentes
As denúncias de crimes de violação dos direitos das crianças e adolescentes podem agora ser realizadas 24 horas pelo telefone (61) 3234-8555, do Centro de Referência da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CRCA/DF). A instituição do novo horário faz parte de uma série de mudanças adotadas pela Secretaria de Estado da Criança para ampliar a identificação de casos no DF.
“Os conselheiros tutelares de todas as regiões administrativas também iniciaram, no carnaval, plantão de 24 horas para receber ocorrências em feriados, épocas em que a incidência de casos aumenta. Nessas datas, eles terão carro à disposição para deslocamento até o local do fato e deverão tomar as providências necessárias”, afirmou o gerente do CRCA, Cleverton Simão. Além de comunicar o crime por telefone, a população pode registrar queixas pelo fax (61) 3234-2876 e pelos e-mails: crcaplantao@crianca.df.gov.br e crcaplantao@gmail.com.
Simão destacou que, no período carnavalesco, foram registrados 17 episódios de negligência, 10 de agressão física e nove de violência psicológica, além de três casos de abuso sexual. “Por isso, é importante que a população apresente queixa. Cada registro pode agregar mais de uma vítima e configurar mais de um tipo de violência”, explicou.
Monitoramento – Após 72 horas do registro da queixa, o denunciante pode ligar para conhecer as medidas adotadas em relação ao caso. Normalmente, a primeira providência é verificar os dados informados. Se houver confirmação, o CRCA aciona o Conselho Tutelar e, dependendo da situação, as polícias Militar e Civil, entre outros órgãos.
Novos serviços – A expectativa é que, até o fim do ano, o CRCA ofereça um número de telefone com três dígitos, em que a ligação será gratuita, para receber queixas de abuso contra crianças e adolescentes. Além disso, bancos de dados serão instalados nos Conselhos Tutelares para que, mensalmente, o número de queixas seja repassado ao CRCA.
Centro de Referência da Criança e do Adolescente do Distrito Federal
Recebe denúncias 24 horas, com garantia de anonimato, pelo telefone (61) 3234-8555, por fax (61) 3234-2876 e pelos e-mails: crcaplantao@crianca.df.gov.br e crcaplantao@gmail.com.