19/02/2013 às 23:41, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF apoia I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas do Brasil

Evento com participação de cerca de três mil mulheres camponesas de 23 estados brasileiros contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff

Por Tiago Pegon, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas do Brasil, promovido pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) com apoio do GDF, contou com a presença do governador, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, e da presidenta da República, Dilma Rousseff. O evento, que ocorre em Brasília até 21 de fevereiro, reúne cerca de três mil mulheres camponesas de 23 estados brasileiros.

Agnelo Queiroz destacou a colaboração do governo para a produção da primeira edição do evento. “É maravilhoso receber aqui o primeiro encontro das mulheres camponesas, e dar o apoio necessário para sua realização”, ressaltou.

A presidenta Dilma Rousseff também salientou a cooperação do GDF e ressaltou o importante papel das mulheres no campo. “Reconheço a luta por melhores condições de trabalho. São as camponesas e os camponeses do Brasil que nunca cansam de lutar ao nascer do sol. O país precisa muito de vocês”, valorizou.

O encontro, que reúne trabalhadoras rurais de praticamente todos os estados brasileiros, também acolheu representantes da África, América Latina e Caribe, Europa e Ásia. Durante o evento serão realizadas mostras da produção de alimentos saudáveis por mulheres e plenárias e palestras sobre os movimentos em defesa dos direitos femininos no campo.

O evento também contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e das ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de parlamentares federais e secretários de Estado do DF.

Bem-estar rural no DF – No encontro, o secretário de Governo do DF, Gustavo Ponce de Leon, destacou as principais políticas de apoio aos pequenos produtores rurais brasilenses. Entre elas, destaque para o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar do Distrito Federal (Papa-DF), que prioriza a compra de alimentos dos pequenos produtores e os repassa, principalmente, a creches e escolas públicas.

“Além do Papa DF, o governo, em parceria com o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], trabalha para a regularização dos assentamentos rurais. Essa legalidade da terra possibilitará ao trabalhador rural acesso a programas de crédito fundiário e melhor apoio da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] para ações de desenvolvimento no campo”, garantiu o secretário.