20/02/2013 às 13:22

Programa previne obesidade infantil

Ações serão realizadas em unidades da rede pública de ensino do DF entre os dias 11 e 15 de março

Por Tiago Pegon, com informações da Secretaria de Educação


. Foto: Pedro Ventura

De 11 a 15 de março, as escolas do ensino fundamental do DF realizam as ações de mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE). O tema principal é a prevenção à obesidade infantil e saúde ocular, principalmente em crianças e adolescentes. Em todo o DF, participarão do programa 63 escolas, com estimativa de atender cerca de 63,5 mil alunos.

As equipes de saúde vão desenvolver, ao lado de educadores, trabalhos preventivos e de promoção da saúde. Serão feitas palestras educativas sobre acuidade visual e higiene bucal. Eles também vão aferir pressão arterial, conferir cartões de vacinas e realizar avaliações antropométricas. O foco do programa são estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental. Durante as ações do PSE, os pais dos alunos também poderão participar.

A campanha envolve o combate ao crescimento epidêmico da obesidade na infância e na adolescência. Os esforços do GDF e do Ministério da Saúde estão concentrados na prevenção e tratamento da enfermidade, além de abordar a temática da saúde ocular.

As ações realizadas na campanha de promoção e prevenção de agravos à saúde tendem a aproximar as equipes de atenção básica e a das escolas. A adesão ao programa e a inclusão no Sistema de Monitoramento do PSE preveem incentivo financeiro extra às cidades que informarem as ações realizadas no período de mobilização.

Programa Saúde na Escola – O PSE é uma ação intersetorial instituída em 2007 pelos ministérios da Saúde e da Educação, em conjunto com governos estaduais e municipais. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público. Elas aproveitam o espaço privilegiado da escola para a promoção e prevenção da saúde e para a construção de uma cultura de paz. A articulação entre escola e rede básica de saúde é, portanto, fundamental para o Programa Saúde na Escola.