22/02/2013 às 11:05, atualizado em 17/05/2016 às 14:10

Melhorias no trânsito de Taguatinga

Na série semanal de entrevistas com administradores regionais, Carlos Alberto Jales apresenta à AGÊNCIA BRASÍLIA um balanço de ações para promover o desenvolvimento de Taguatinga. Segundo ele, alguns resultados do trabalho já podem ser notado na circulação de veículos da cidade, que conta com  vários projetos em execução para evitar congestionamentos

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Beto Silva

O administrador Regional de Taguatinga Carlos Alberto Jales, empossado em 11 de outubro de 2011, conta que ocupar o cargo é um orgulho, já que mora na região administrativa desde criança. Segundo ele, o conhecimento da cidade auxilia na identificação das áreas e pontos que mais necessitam de investimento. Em sua avaliação, o recapeamento e restauração de ruas, a criação de recuos para ônibus e os projetos para mudar o trânsito estão entre os principais avanços já obtidos.

Carlos Jales também ressalta que dois parques ecológicos receberam novos equipamentos públicos. Além disso, os moradores contam com a manutenção e construção de ciclovias, quadras de esporte, Pontos de Encontro Comunitários, parques infantis e melhoria da iluminação pública.

Qual a principal medida adotada pelo governo desde o início de 2011?

Acredito que um dos principais avanços é quanto ao trânsito. Restauramos cerca de 20 ruas e trocamos todo o asfalto da Avenida Elmo Serejo, que liga Taguatinga a Ceilândia. Fizemos cerca de 10km de recapeamento, além de operação tapa-buraco em toda a cidade. A Avenida Comercial Sul também foi revitalizada e ganhou estacionamentos, calçadas, ciclovias e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Além disso, mais de mil vagas de estacionamento foram criadas. Houve, ainda, a construção de recuos para que os ônibus não atrapalhem o fluxo dos carros enquanto estiverem parados aguardando a entrada e saída dos passageiros.

Há mais alguma ação prevista para melhorar o trânsito?

Sim. Estamos em diálogo com a população, por meio de audiências públicas, para instituir sentido único nas avenidas Comercial e Samdu, o que facilitará o tráfego de veículos e evitará congestionamento. Essas vias, utilizadas por aproximadamente 1,3 milhão de pessoas por dia, também receberão 3 mil vagas de estacionamento. Outra proposta é a construção de um túnel no centro da cidade para melhorar o sistema de transporte no Corredor Oeste. Há, ainda, a previsão da criação de corredor exclusivo para ônibus na faixa central das avenidas Comercial Sul e Norte. Para executar todas essas ações, além de ouvir a população, o governo está realizando estudos para avaliar a viabilidade dos projetos.

O que foi feito para oferecer mais conforto aos pedestres?

Iniciamos a construção de 10km de calçadas e estamos em fase final de licitação para construir mais 14km, além de 8 mil metros de meios-fios. Todas essas obras atendem o requisito de acessibilidade. Também instalamos 400 placas de endereçamento para facilitar a localização. E, para manter a cidade limpa, colocamos 400 lixeiras perto de cada sinalização nova.

Há outras ações para melhorar a infraestrutura?

O GDF, por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), investiu R$ 1,5 em iluminação. Com isso, a cidade recebeu cerca de 50 postes de iluminação, e as luminárias antigas foram trocadas. Além disso, a Escola Classe 19, que tinha estrutura muito precária, foi completamente reconstruída e já está pleno em funcionamento.

A cidade oferece espaços de lazer e para a prática de esportes?

Taguatinga tem muitas áreas e equipamentos de lazer. A administração regional revitalizou grande parte deles em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e vários órgãos do governo. Com isso, foram restaurados 25 parques infantis, 22 quadras de esporte e 21 praças. Os moradores também podem contar com 30 novos Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e 18 quadras poliesportivas recém-inauguradas.

Os parques ecológicos também recebem manutenção?

No Taguaparque, por exemplo, construímos ciclovia e parque infantil, vamos plantar 10 mil mudas de árvores. Em breve, será inaugurada a Tenda da Saúde, onde médicos e enfermeiros vão aferir pressão e medir a glicose, além de oferecer outros serviços. Já o Parque Vivencial de Taguatinga ganhou duas ciclovias, campo de futebol com grama sintética, três PECs e três parques infantis.

Como está a área de Saúde?

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi reformada, e o bloco materno-infantil receberá um parque destinado aos pacientes da ala pediátrica. A previsão é que o espaço seja inaugurado dentro de 30 dias. Houve também restauração e troca de equipamentos médicos de cinco dos sete postos de saúde, que também receberam pintura, manutenção das redes elétrica e hidráulica e novos aparelhos de ar condicionado.