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28/02/2013 às 18:19
Parceria com governo federal oferece mais equipamentos para atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Além do DF, outras 24 unidades da Federação foram contempladas
O GDF vai aumentar a capacidade de atendimento da Central de Intérpretes de Libras (CIL), que funciona na estação do Metrô da 214/114 Sul, no Plano Piloto. Por meio de parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a unidade recebeu mobiliário e equipamentos para ampliação dos serviços. Além do Distrito Federal, outras 24 unidades da Federação foram contempladas pelo acordo com a União e deverão construir espaço dedicado ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva.
A titular da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ministra Maria do Rosário, afirmou que a Central de Intérpretes de Libras mantida pelo GDF serviu de referência para as outras capitais. “As centrais levarão autonomia às pessoas com deficiência auditiva. Além disso, vão oferecer a possibilidade de melhorar a vida delas, assegurando-lhes acessibilidade aos serviços do governo”, ressalta. “As centrais quebram barreiras e se transformam em pontes para a comunidade surda”, destaca o gerente da Central de Intérpretes de Libras, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), Alexandre Ferreira de Castro.
Cada unidade receberá da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República kit unitário para funcionamento das centrais, com móveis, equipamentos de uso interno, computadores com webcam e veículo para atendimento presencial.
Comodidade – O objetivo da CIL é intermediar e facilitar o atendimento das pessoas com deficiência auditiva em locais nem sempre preparados para recebê-los. Na central, intérpretes fazem, quando solicitados, a mediação da comunidade surda com órgãos e concessionárias de serviços públicos do DF.
A equipe também entra em contato, desde que autorizada pelo cidadão, com entidades como bancos, fóruns, delegacias, hospitais, universidades, consultórios médicos, entre outros, sempre através da linguagem de sinais.
“A central faz o atendimento virtual, por meio de chat de comunicação. Com ele, o intérprete se comunica com o surdo a distância e também agenda atendimentos em saúde, como consultas médicas, assistência jurídica e serviços bancários”, explicou o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.
O órgão é vinculado à Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Subdef), da Sejus. O local conta com cinco intérpretes, um assessor, um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Língua Brasileira dos Sinais (Libras) e um gerente que também é intérprete. A central funciona na estação do Metrô da 114 Sul, mais conhecida como Praça do Cidadão.
Atendimento na Central de Intérpretes de Libras de Brasília
Local: estação do Metrô, Entrequadra 214/114 Sul, Sala 1, Praça do Cidadão.
Para receber atendimento, o cidadão deve agendá-lo pela internet, por meio de chat on-line pelo email:gecil.gdf@hotmail.com. O acesso é intermediado por webcam.