28/02/2013 às 13:08, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Distritais parabenizam GDF por assumir gestão do grupo Amaral

Parlamentares também elogiam nova política pública de transporte do governo

Por Da Redação, com informações da Câmara Legislativa do DF

Os deputados distritais aplaudiram a decisão do GDF de assumir a gestão das empresas do grupo Amaral. Quem levou o debate ao plenário, na tarde de terça-feira (26), foi a líder do governo, Arlete Sampaio (PT). Ela explicou que a iniciativa não se trata de “expropriação, mas da assunção da gestão por parte do governo ” das viações Rápido Brasília, Rápido Veneza e Viva Brasília. As empresas atuam em Sobradinho, Paranoá, Planaltina, Itapoã e São Sebastião e atendem cerca de 2,5 milhões de pessoas por mês, o que representa entre 13% e 15% do transporte coletivo do DF.

“O governo não poderia continuar a assistir, de braços cruzados, um grupo com 480 ônibus autorizados a operar com apenas 186 veículos, de uma frota velha e sucateada. O recado que fica é que o GDF não vai aceitar que os empresários mandem no transporte público do DF”, observou a distrital.

O deputado Wasny de Roure (PT) destacou que a decisão teve o respaldo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. “Essa é uma questão que deveria ter sido enfrentada anos atrás e cujo valor também está sendo reconhecido por lideranças da oposição”, ressaltou o parlamentar.

Já Cláudio Abrantes enfatizou que a medida adotada pelo GDF é “um marco” e faz parte de uma política pública de transporte que teve início com a aprovação, na Câmara Legislativa, do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), em 2011. “Foi uma ação meticulosamente calculada e que enche a população de esperança”, avaliou Abrantes.

O deputado Patrício (PT) lembrou, ainda, a aprovação do PDTU, que possibilitou ao DF captar R$ 2,4 bilhões em investimentos do PAC da Mobilidade junto ao governo federal, e o esforço do GDF para abrir “a caixa preta” do transporte no DF. “As demais empresas agora têm medo de não agirem com lisura e transparência”, argumentou. Os deputados Roney Nemer (PMDB) e Cristiano Araujo (PTB), por sua vez, também comemoraram a disposição do governo em fortalecer a Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB), que será a entidade responsável por gerir a frota do grupo Amaral na cidade.