28/02/2013 às 12:24

GDF reajusta salários de policiais civis

Categoria aceitou o aumento de 15,75%, parcelado em três anos. Novos requisitos também ficaram acordados para o cargo de delegado de Polícia

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Administração Pública


. Foto: Rosevel Pinheiro_EBC

O Governo do Distrito Federal cumpriu mais um compromisso com a Polícia Civil e reajustou o salário da categoria em 15,75%, parcelado em três anos – de março de 2013 até 2015. Além do aumento salarial, outras mudanças para valorizar esses profissionais foram acordadas.

Uma das alterações foi o reconhecimento dos cargos da carreira de Polícia Civil como de nível superior, a exemplo do que ocorreu com a carreira de policial rodoviário federal. O projeto de lei, que já está no Congresso Nacional, altera a Lei nº 9.264 de 1996, que trata das carreiras de delegado de Polícia e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Outra mudança foi o estabelecimento de novo requisito para o acesso ao cargo de delegado de Polícia, que agora exige, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse.

Segundo a Secretaria de Administração Pública (Seap), essa medida tem por finalidade exigir maior experiência profissional do candidato e a maturidade necessária para o exercício da profissão, que lida diretamente com direitos fundamentais do cidadão e impõe alto grau de sentimento de Justiça e de valores sociais, bem como forte equilíbrio emocional.

A negociação também decidiu pelo retorno dos atuais agentes penitenciários da Polícia Civil ao seu órgão de origem, havendo, assim, a mudança de nomenclatura para agente de polícia e custódia, sem modificação das atribuições do cargo.