28/02/2013 às 11:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Mais investimento em segurança para a Copa

O programa Momento da Copa desta semana destaca a capacitação de profissionais da área de Segurança Pública para atuar nas copas das Confederações, em 2013, e do Mundo de 2014

Por Secretaria de Comunicação Social

Mais uma turma de profissionais da segurança recebeu capacitação para atuar na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo do ano que vem. O treinamento faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo GDF que farão de Brasília a cidade mais bem preparada para esse tipo de evento esportivo.

Por isso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública investe na capacitação de agentes da Polícia Civil e policiais e bombeiros militares para tornar seguros os principais pontos de circulação dos visitantes, como o aeroporto e a área próxima ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os agentes tiveram aulas sobre bombas e explosivos, salvamento aquático, armamento e tiro, combate a incêndios, atividade de inteligência, escolta e segurança eletrônica.

Nesta edição do programa, o secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, explica como a estratégia de segurança está sendo desenvolvida. “Temos um projeto extremamente ousado, que é ter a área central e outras regiões da cidade monitoradas por câmeras. Esse projeto permitirá que a nossa segurança esteja à frente da dos demais estados”. Ao todo, serão instaladas mais de 600 câmeras apenas no Plano Piloto.

Também na edição desta quinta-feira (28), o coordenador da Copa, Sérgio Graça, relata as ações de segurança e reafirma que todo esse investimento ficará para a população, como legado da Copa do Mundo. “Cada cidade-sede terá aporte de mais de R$ 100 milhões em equipamentos que se tornarão legado para a cidade”, afirma. Além desse investimento, o governo vem adquirindo materiais e veículos, como carros blindados para a tropa de choque, e equipamentos antibombas.

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-DF) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações e os sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Além desse programa, a Secom-DF produz semanalmente o Conversa com o Governador, no qual Agnelo Queiroz presta contas à população das ações do GDF. A Secretaria de Cultura é parceira das iniciativas, que são veiculadas pela rádio Cultura FM (100,9). As emissoras interessadas podem veicular o programa Momento da Copa.