28/02/2013 às 20:39

Saúde ganha Câmara de Mediação

Órgão instituído em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal vai propor soluções às demandas da sociedade, sem necessidade de entrar na Justiça

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação SES/DF

Acordo de cooperação firmado entre o GDF, por meio da Secretaria de Saúde, e a Defensoria Pública do Distrito Federal garantirá maior agilidade no atendimento à população. Portaria assinada na terça-feira (26) institui a Câmara Permanente Distrital de Mediação em Saúde (Camedis), que deverá propor soluções às demandas da sociedade por serviços e produtos do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é favorecer o diálogo sem a necessidade de abrir processo judicial.

A Camedis buscará a conciliação entre os usuários do sistema de saúde e o governo, além de resolver as ações judiciais em andamento. A câmara será formada por um representante da Secretaria de Saúde e outro da Defensoria Pública.

Para o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o acordo aproxima o Estado da população e oferece resposta mais rápida aos usuários. “Nossos esforços nesses últimos dois anos já foram percebidos pela população. Os números de judicialização caíram em relação à gestão passada porque temos buscado estratégias para melhorar o atendimento, como os mutirões da Saúde”, afirma.

Segundo o defensor-geral do DF, Jairo Lourenço, a parceria entre as instituições contribuirá para resolver as demandas com mais rapidez. “A iniciativa de conversar e discutir é o melhor caminho para buscar soluções”, garante.