Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/03/2013 às 13:40
As ações do projeto Março Mulher deste ano começam pelo Paranoá, nesta sexta-feira (1º), e prosseguem até o final do mês
O Governo do Distrito Federal inicia, nesta sexta-feira (1º), uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Na programação do projeto Março Mulher, promovido por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-DF), serão realizadas palestras, debates, mutirões de formação e informação, oficinas de saúde e distribuição de cartilhas. Neste ano, as ações do projeto começam pelo Paranoá, com atividades promovidas pela unidade móvel do Centro Especializado da Mulher (Ceam).
Durante todo o ano, a pasta organiza e executa atividades relacionadas às suas duas principais áreas de atuação: políticas para as mulheres e enfrentamento à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero. A programação da Secretaria da Mulher, neste mês, vai incluir, também, ações baseadas em políticas que oferecem às mulheres as condições para a concretização de seus direitos e para que exerçam, com consciência e liberdade, o seu protagonismo na sociedade.
O projeto Março Mulher promoverá os valores da emancipação feminina e seus direitos, além de divulgar os serviços especializados de atendimento às mulheres no DF. “O governo posicionou a questão feminina como prioridade e colocou o enfrentamento à violência contra a mulher em um amplo cenário das políticas para as mulheres. Dessa forma, vamos promover a sua autonomia e construir uma sociedade baseada no valor da igualdade entre os gêneros”, destacou a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.
Atividades – Neste ano, os encontros com a comunidade feminina começam hoje (1º), no Salão Comunitário do Paranoá. No local, a Secretaria da Mulher vai montar uma versão itinerante do Ceam e oferecerá atendimento psicológico, social e jurídico, entre outras formas de assistência. Também haverá distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha. A mesma ação será repetida ao longo do mês em outras localidades com grande circulação de pessoas.
No campo da saúde, por meio do programa Rede Mulher Saúde, acontecerá a oficina Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida. A atividade repassa às participantes os principais conceitos de empoderamento, saúde e sexualidade.
Outras ações – Em parceria com a Coordenação de Educação em Diversidade (Cediv), da Secretaria de Educação, serão realizadas em escolas públicas, somente em março, cinco edições do Mutirão de Informação, Formação e Cidadania – projeto As mulheres dão as Cartas. Essa ação tem o objetivo de promover a transformação do ensino rumo à educação inclusiva, além de outras orientações para a comunidade escolar com temas do Conselho de Educação do Distrito Federal.
Na área de enfrentamento à violência, a Subsecretaria de Enfrentamento à Violência da SEM-DF realizará palestras sobre a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, e a importância da denúncia como forma de romper o ciclo da violência. Também serão divulgados os equipamentos públicos oferecidos pelo GDF para atender às famílias, vítimas ou não de violência doméstica e familiar.
Parceria – No dia 8 de março ocorrerá, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, audiência pública relativa ao Dia Internacional da Mulher, proposta pela deputada distrital Arlete Sampaio. A cerimônia, marcada para as 19h, terá como tema Políticas Públicas – Promovendo a Autonomia das Mulheres. Na ocasião, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF homenageará 40 mulheres que participaram do Mutirão de Informação, Formação e Cidadania em 2012.
Histórico – O Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento pelo empenho de várias mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, que, no dia 8 de março de 1857, em Nova York (EUA), protestaram contra as más condições de trabalho e os baixos salários.
Em 1910, a data passou a ser lembrada como homenagem às mulheres mortas na manifestação das fábricas. Já em 1975, por meio de decreto, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Confira aqui a programação do projeto Março Mulher.