05/03/2013 às 17:48, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Artesãos do Gama serão capacitados

A medida beneficiará os 150 profissionais da área que moram na cidade. Os cursos serão gratuitos e têm como objetivo fomentar o crescimento do setor e gerar emprego e renda

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

A partir de abril, os cerca de 150 artesãos do Gama terão acesso à capacitação gratuita. Os cursos fazem parte do projeto Artesão Mostra Sua Cara, desenvolvido pela administração regional em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho. O objetivo é fomentar a ampliação do segmento para gerar emprego e renda. Os temas dos cursos estão sendo definidos.
 

As aulas serão ministradas em três boxes do Shopping Popular da cidade. Além dessa iniciativa, a administração regional, em parceria com a Coordenadoria das Cidades, liberou outros 15 boxes que estavam desativados no shopping para que os empreendedores exponham seus artesanatos.
 

“Estamos atendendo uma reivindicação antiga dos nossos artistas, que antes não tinham um local adequado para vender seus trabalhos. Queremos promover seu reconhecimento, buscar o desenvolvimento do Shopping Popular do Gama e ainda contribuir para a geração de emprego e renda”, destaca o administrador do Gama, Marcio Palhares.
 

A ocupação dos 15 boxes será revezada a cada seis meses entre os profissionais interessados e regulada por meio de edital, divulgado periodicamente no mural de avisos da administração regional. Podem utilizar os espaços, pessoas física ou jurídica moradoras do Gama que possuem a Carteira de Artesão, fornecida pela Secretaria de Trabalho. Além disso, é preciso atender todos os requisitos exigidos no edital.
 

Regularização – Em parceria com a Secretaria de Trabalho, a Gerência de Cultura da administração promoveu, em fevereiro, um mutirão para cadastrar os artesãos que não estavam legalizados. Com isso, 50 novos nomes entraram na lista de regularização. Nesse período, os trabalhadores também receberam orientações referentes a assuntos bancários e capacitação.
 

Serviço

Os Interessados em ocupar os 15 boxes, capacitar-se ou se regularizar, devem entrar em contato pelo (61) 3484-9922 ou ir à Gerência de Cultura da Administração Regional do Gama, localizada na Área Especial s/nº – Setor Central – Gama.