05/03/2013 às 13:22, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Caravana da mulher destaca empreendedorismo

Principal foco do projeto é a incorporação da mulher no mercado de trabalho para que ela possa ter sua própria fonte de renda

Por Tiago Pegon, da Agência Brasília


. Foto: Bianca Lima

Durante a programação do Março Mulher, que será realizada durante todo este mês, um dos destaques será o projeto Caravana da Mulher. Até a próxima sexta-feira (8), uma carreta oferecerá serviços no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), no Paranoá.
 

O projeto marca uma nova forma de atuação da Secretaria da Mulher do Distrito Federal. A criação da pasta tinha como principal objetivo amparar mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência. Após dois anos, ela tem nova missão. Agora, também busca a integração da mulher ao mercado de trabalho e a oferta de condições para que ela se torne empreendedora e tenha sua própria fonte de renda.
 

“A ideia da caravana é incorporar o empreendedorismo da mulher brasiliense, proporcionar-lhe independência e geração de renda. Além disso, a intenção também é fortalecer a agricultura familiar, dando autonomia financeira às famílias”, destacou a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.
 

A caravana trabalha dentro das ações do programa Rede Mulher, que atua em cinco áreas: saúde, cidadania, trabalho, artesanato e rural.
 

“O projeto não será realizado apenas neste mês comemorativo. Ele terá continuidade, principalmente em áreas rurais e de difícil acesso. Muitas mulheres sofrem violência pela dependência financeira, e só enfrentar esse problema não é suficiente. Por isso, estamos trabalhando um conjunto de políticas para promover a autonomia e a emancipação femininas”, afirmou a secretária Olgamir Amancia.
 

Projeto – A caravana é composta pela Carreta da Mulher – onde será prestado apoio psicológico e atendimento jurídico por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) – e duas unidades móveis do Banco de Brasília (BRB), que vão passar informações sobre microcrédito rural como o Programa de Agricultura Familiar (Pronaf).
 

Além disso, haverá participação do Centro Especializado da Mulher (Ceam), que prestará serviços de saúde; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferecerá consultoria empresarial, e de técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que vão fazer estudos para novos projetos de saneamento básico.
 

Toda a programação do Março Mulher, que inclui homenagens e audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal, pode ser acompanhada no site da Secretaria da Mulher.