06/03/2013 às 01:39

Governador participa do 11° Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais

Evento para debater as políticas públicas adotadas no setor agrícola do país também contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz participou, na noite desta terça-feira (5), do 11° Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A presidenta da República, Dilma Rousseff, além de ministros e deputados federais, também compareceu ao evento, para debater as políticas públicas adotadas na área rural do país.
 

A presidenta iniciou seu discurso homenageando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu hoje, aos 58 anos. Depois de um minuto de silêncio, exaltou o papel da Contag na luta pelos trabalhadores do setor agrícola.
 

“A Contag tem um papel estratégico na democracia e desenvolvimento social e econômico do pequeno agricultor e desperta questões importantes na sociedade, desde a reforma agrária à situação da comunidade agrícola”, afirmou a presidenta. “Vamos acelerar a questão da reforma agrária no país, para garantir terras de qualidade à população, mas não podemos esquecer que todos precisam fazer a sua parte”, ressaltou Dilma Rousseff.
 

Para o presidente da Contag, Alberto Broch, o ideal é que as políticas públicas para atender os trabalhadores na agricultura sejam debatidas de forma clara e próxima dos governos locais e federal. “É preciso intensificar o debate sobre a organização das propostas, de forma detalhada, franca e aberta, e a própria estrutura do sindicato. Não podemos fugir do cenário que afeta nossa categoria”, comentou Broch.
 

Cerca de 2,9 mil participantes, entre delegados, observadores e trabalhadores de todo o país, são esperados pela organização do congresso. A programação do evento se estende até sexta-feira (8), quando será promovido ato para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no mesmo dia.
 

Bem-estar rural – No Distrito Federal, medidas já foram adotadas desde o início da atual gestão para atender os pequenos produtores rurais. Entre elas, destaque para o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar do Distrito Federal (Papa-DF), que prioriza a compra de alimentos dos pequenos produtores e os repassa, principalmente, a creches e escolas públicas.
 

Além do Papa-DF, o GDF, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), trabalha para regularizar os assentamentos rurais. Essa legalidade da terra possibilitará ao trabalhador rural acesso a programas de crédito fundiário e melhor apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) em ações de desenvolvimento no campo.