Governador Agnelo Queiroz e ministro do Esporte, Aldo Rebelo, abriram reunião sobre os planos operacionais para o megaevento

" /> Governador Agnelo Queiroz e ministro do Esporte, Aldo Rebelo, abriram reunião sobre os planos operacionais para o megaevento

">

12/03/2013 às 18:52, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Preparativos finais para a Copa das Confederações da FIFA 2013

Governador Agnelo Queiroz e ministro do Esporte, Aldo Rebelo, abriram reunião sobre os planos operacionais para o megaevento

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

Os preparativos para a Copa das Confederações de 2013 estão na reta final. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, nesta terça-feira (12), da abertura do encontro de integração para planejamento operacional do megaevento. A reunião, coordenada pelo Ministério do Esporte em parceira com o Comitê Organizador Local (COL), teve a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade.

Durante todo o dia, as equipes responsáveis por áreas estratégicas, como Transporte e Mobilidade, Telecomunicações, Voluntariado, Energia e Comunicação, apresentaram seus planos de ação para o o evento. O encontro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é o primeiro entre as cidades-sede da Copa das Confederações.

O governador destacou a responsabilidade de Brasília no evento e a importância das obras de infraestrutura para a cidade: “Nossa capital receberá a cerimônia de abertura. Essa será a primeira impressão que o mundo terá do nosso país. Para isso, investimos em mobilidade urbana, hotéis, aeroporto e segurança pública, que ficarão como legado para a população. Encaramos esse evento como uma oportunidade de oferecer um serviço de qualidade para os visitantes e enfrentar problemas estruturais para o desenvolvimento local”.

O governador anunciou, ainda, para a FIFA, o COL e o governo federal, que a área de Comunicação Institucional para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo será reforçada, ganhando estrutura própria e específica sob a coordenação da jornalista Samanta Sallum. “Essa área é tão estratégica, tão fundamental que minha secretária de Comunicação foi destacada para a partir de agora cuidar exclusivamente da divulgação desses grandes eventos”, informou Agnelo Queiroz.

Inauguração – Quanto ao andamento da construção do estádio, o governador reiterou o compromisso com a entrega da obra. “Não vamos permitir que nenhum interesse de disputa política coloque em risco o que assumimos pelo nosso país e o interesse da pátria”, garantiu Agnelo Queiroz. “Vamos cumprir o cronograma e receber, em 25 de maio, como evento-teste, a abertura do Brasileirão, com um clássico entre Flamengo e Santos”, revelou.

O ministro do Esporte demonstrou entusiasmo com a proximidade da Copa das Confederações, que será aberta no dia 15 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, com a partida entre Brasil e Japão. “Estamos a cerca de três meses do início do Mundial. Esta é uma etapa importante. O país já é exemplo na venda de ingressos, que é recorde entre as edições do evento. Mas pretendemos que seja referência também na organização. Tenho certeza de que teremos uma Copa das Confederações à altura”, destacou Aldo Rebelo.

“Costumamos utilizar o termo ‘entregar a Copa das Confederações’ e sei que faremos isso muito bem. Não tenho dúvida de que o evento será bem-sucedido”, enfatizou diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, bastante otimista quanto ao sucesso do evento. Após Brasília, a reunião seguirá para o Rio de Janeiro (13), Fortaleza/CE (14), Recife/ PE (26), Salvador /BA (27) e Belo Horizonte/MG (2/4).

Também participaram da reunião, o secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do grupo executivo da Copa do Mundo 2014, Luiz Fernandes; o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão; a secretária Extraordinária de Comunicação Social para a Copa, Samanta Sallum; o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro; e os secretários de Esporte, Júlio César Ribeiro, e de Turismo, Luis Otávio Neves.