Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/03/2013 às 20:43
Unidade em São Sebastião realiza acolhimento humanizado e cada mãe é atendida por equipe de três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem
Mãe sempre ao lado do recém-nascido é uma das regras da Casa de Parto de São Sebastião que, nesta quinta-feira (14), celebrou o milésimo nascimento. A contagem teve início em 2009, quando o atendimento passou a ser realizado por equipes formadas apenas por enfermeiros e técnicos em enfermagem. Além das homenagens às gestantes e mães que já utilizaram o serviço, a comemoração teve sorteio de brindes e outras atividades.
Cada paciente atendida recebe o acompanhamento de três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, que prestam assistência desde o início do trabalho de parto até após o nascimento do bebê. “Aqui, o parto é reconhecido como um acontecimento natural. Nós respeitamos a condição individual de cada mulher e valorizamos o acolhimento humanizado”, destaca a chefe da Casa de Parto, Jussara Vieira.
Ela explica que, depois do nascimento, a mãe permanece ligada ao filho até o cordão umbilical parar de pulsar. Durante esse período, ela fica com a criança no colo para ter seu primeiro contato. Após o corte do cordão, a equipe de saúde faz, próximo à mãe, a avaliação da criança que, na primeira hora de vida, já poderá ser amamentada.
Apenas mulheres com gravidez de baixo risco são atendidas na unidade. Além disso, para ter acesso ao serviço, a grávida precisa ter feito o pré-natal completo e nunca ter passado por operações cesarianas. “Nos casos em que a paciente apresenta indicativo de gravidez de risco, como pressão alta e sorologia negativa, ela é encaminhada ao Hospital Regional do Paranoá (HRPA), unidade de saúde mais próxima, para realizar procedimentos mais complexos”, explica Jussara Vieira.
Estrutura – A Casa de Parto de São Sebastião funciona 24 horas. A estrutura possui dois consultórios, duas salas de parto e seis leitos de alojamento conjunto (em cada uma das duas enfermarias). Além disso, há uma sala de cuidados com o recém-nascido e reanimação neonatal, posto de enfermagem e varanda para acesso das pacientes internadas. A unidade está localizada no Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10, no Setor Central.