22/03/2013 às 20:55, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Estudantes se divertem em aula sobre imposto

Cerca de 80 alunos da rede pública de ensino assistiram, hoje, a apresentações teatrais e musicais sobre tributos e cidadania

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

A arrecadação de impostos e sua aplicação em benefício da comunidade não é brincadeira, mas a Secretaria de Fazenda desenvolveu uma forma divertida de tratar o assunto. Para conscientizar estudantes do 5º e 6º ano do ensino fundamental sobre a importância do recolhimento de tributos, da fiscalização e do investimento desses recursos, a pasta desenvolve o projeto Portas Abertas à Cidadania. A iniciativa trata do tema por meio de atividades lúdicas, como teatro, vídeos, brincadeiras, esquetes teatrais e materiais didáticos.
 

Na tarde de hoje, cerca de 80 alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 427, de Samambaia, tiveram a oportunidade de participar do projeto. Além das atividades recreativas, o grupo visitou pontos históricos e turísticos de Brasília, como o Memorial JK e a Praça dos Três Poderes. Além do CEF 427, em 2013, outras 15 escolas do DF participarão do projeto, que alcançará cerca de 2 mil participantes entre estudantes, professores, coordenadores e supervisores.
 

“Não sabia que pagar imposto era tão importante”, relatou Felipe Araújo de Oliveira, estudante do 5º ano. Mais informado sobre o assunto, ele pretende, a partir dos novos conhecimentos, mudar sua postura e recomendar a todos que paguem corretamente os tributos, aplicados na Saúde, Educação e Segurança Social, além de outras áreas.
 

“É preciso despertar a consciência democrática para o desenvolvimento de uma sociedade mais compromissada com a temática da arrecadação e aplicação dos tributos”, explicou o subsecretário da Fazenda, Espedito Souza.
 

A iniciativa ocorre a cada 15 dias e busca disseminar informações sobre tributos e cidadania, de forma a estimular nos jovens cidadãos a participação social. Trata, ainda, de temas como orçamento e controle dos recursos públicos, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
 

O Portas Abertas à Cidadania é desenvolvido pelos servidores das secretarias de Fazenda e de Educação, com apoio da Escola de Administração Fazendária (Esaf).