27/03/2013 às 23:20, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Parceria do GDF com a União garante regularização de moradias

Foi repassado pelo governo federal 1,6 milhão de metros quadrados no Riacho Fundo II e Vila Basevi, em Sobradinho I. Cerca de 7 mil famílias moram nos terrenos, que agora terão direito à escritura

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

Cerca de 7 mil famílias do Riacho Fundo II e da Vila Basevi, em Sobradinho I, foram beneficiadas com o repasse de terras, realizado hoje (27), da União para o Governo do Distrito Federal. Ao todo, 1,6 milhão de metros quadrados foi doado pelo governo federal, o que permite ao GDF iniciar os processos de regularização nos terrenos. O termo que oficializa a cessão das áreas foi assinado pelo governador Agnelo Queiroz e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
 

As comunidades das duas regiões comemoraram a medida pois agora os terrenos fazem parte oficialmente do projeto urbanístico do Distrito Federal. Dessa forma, o GDF poderá fazer o cadastramento socioeconômico dos moradores nos programas habitacionais Morar Bem e Regularizou, é seu!.
 

“Essa é uma conquista fundamental e uma vitória para a população. Com o repasse da União ao GDF, será possível dar início ao processo de regularização e entregar as escrituras aos moradores, o que permite também fortalecer a economia das cidades e atrair empregos e investimentos”, afirmou o governador, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador Tadeu Filippelli.
 

Segundo a ministra Miriam Belchior, o principal objetivo desta parceria entre a União e o GDF é destinar as áreas para o desenvolvimento e a inclusão social. “A linha de regularização fundiária cumpre essas metas. As famílias terão mais estabilidade jurídica, os imóveis serão valorizados e a região poderá receber equipamentos públicos essenciais aos moradores”, avaliou a ministra. O último repasse da União no DF foi em novembro do ano passado, de 2,5 milhões de metros quadrados, no Itapoã.
 

Primeiro passo – A líder comunitária da QN 15 do Riacho Fundo II, Ivonete Guedes, acredita que o repasse realizado hoje é o primeiro passo para a região receber infraestrutura e novos equipamentos públicos. “Poderemos finalmente ter benefícios como mais postos de saúde, supermercados e bancos. É decisivo para a cidade, e só temos a ganhar com isso”, comentou Ivonete.
 

Para o líder comunitário e morador do Riacho Fundo II há 18 anos, Dimas Bezerra Leite, a população esperou por muito tempo esse momento. “O governo provou seu compromisso com os habitantes. E o momento mais feliz será quando recebermos do governador as nossas escrituras”, comentou Dimas.
 

De acordo com o secretário de Habitação, Geraldo Magela, a expectativa é que até agosto o processo de entrega das escrituras tenha início nas duas regiões. “Ainda em abril, vamos chamar as famílias para fazer a habilitação dos moradores”, garantiu Magela.