03/04/2013 às 19:18

Carreta da Mulher atende na zona rural do Gama

Cuidados com a saúde feminina são oferecidos ao lado do posto fiscal na DF-209 

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Lula Lopes

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está na zona rural do Gama para atender as moradoras da Ponte Alta, Ponte Alta de Cima, Ponte Alta Norte e Engenho das Lajes. Na estrutura, conhecida como Carreta da Mulher, são oferecidos exames como mamografias, ultrassonografias e atendimentos preventivos de câncer de colo de útero.

 

O serviço funciona das 8.00 às 17.00, com intervalo para almoço entre 12.00 e 13.00, até a próxima sexta-feira (5). Pacientes que serão submetidas ao Papanicolau não necessitam de prescrição médica. No entanto, para ecografias é preciso levar a solicitação do exame. Nos dois casos, a mulher não pode ter mantido relação sexual nas 48 horas anteriores ao procedimento. Já para fazer a mamografia, apenas as pacientes acima de 40 anos estão isentas de levar o pedido médico.

 

O serviço também inclui aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis. Interessadas devem comparecer ao local com documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. Os resultados serão entregues nas unidades básicas de Saúde do Gama.

 

Serviço

A Carreta da Mulher está estacionada ao lado do posto fiscal, na DF-209. Atendimento: das 8.00 às 12.00 e das 13.00 às 17.00.

 

Atendimento: mamografias, ultrassonografias e exames preventivos de câncer de colo de útero.