03/04/2013 às 11:30, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Pagamento do IPVA começa na próxima semana

Primeira parcela ou cota única, com desconto de 5%, deverá ser paga de 8 a 12 de abril, de acordo com a placa do veículo. Quem não recebeu carnê em casa pode emitir segunda via pela internet

Por Secretaria de Fazenda


. Foto: Mary Leal

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz) informa que a primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2013 vencerá na próxima semana, de 8 a 12 de abril, conforme final da placa do veículo. Para não perder o prazo, a Sefaz orienta os contribuintes que ainda não receberam os carnês em suas residências a emiti-los pela internet, por meio do site www.fazenda.df.gov.br.
 

Para a emissão do boleto, basta clicar na aba “Cidadão” na parte central do portal e em seguida acessar o ícone “IPVA-2ª via”. É preciso ter o número da placa e do Renavam do veículo. Feito isso, o contribuinte pode pagar o imposto na rede bancária do DF. Se optar pela cota única, haverá desconto de 5% desde que não possua dívidas com a Fazenda Pública.
 

As demais parcelas possuem vencimentos programados para as semanas de 13 a 17 de maio, e de 17 a 21 de junho. Caso o cidadão perca o prazo, incidirão multas e juros sobre o imposto. Se fizer o acerto dentro do mês em que a parcela venceu, terá de pagar multa de 5%. Caso quite o débito depois de 30 dias do vencimento, haverá juro de mora de 1% e multa de 10% sobre o valor do imposto.
 

Além dos juros e multas, quem não pagar o imposto será inscrito em dívida ativa e perderá benefícios como tomar posse em concurso público, participar de licitações, firmar contratos com o governo e emitir certidão negativa de débitos.
 

Serviço – Dúvidas sobre o IPVA 2013 podem ser sanadas pela Central 156, opção 3; pela Agência de Atendimento Remoto no e-mail agrem@fazenda.df.gov.br ou ainda pelas redes sociais da SEF em www.facebook.com.br/fazendadf e @Fazenda_DF.