04/04/2013 às 23:11, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Economia do DF acima da média nacional

Crescimento acumulado de 2012 atingiu 3%. Resultados foram divulgados pela Codeplan

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


. Foto: Brito

Brasília (4-4-13) – A economia do Distrito Federal cresceu 3,3% no quarto trimestre de 2012, em relação ao mesmo período de 2011. No acumulado de janeiro a dezembro, atingiu 3%, enquanto o crescimento nacional foi de apenas 0,9%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (4) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

 

De acordo com o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, a divulgação trimestral reduz a defasagem de três anos do Produto Interno Bruto (PIB), o que prejudicava a tomada de decisões em curto prazo. “Essa era uma demanda antiga da comunidade empresarial e será um instrumento importante para o planejamento governamental”, destacou.

 

O setor de Serviços, que responde por mais de 90% de toda a atividade econômica do DF, cresceu 3% no quarto trimestre do ano passado. O maior destaque ficou com a Administração Pública, que contribuiu com 4,1% de crescimento.

 

Para Newton Marques, integrante da presidência da Codeplan e professor da Universidade de Brasília (UnB), a capital federal ocupa uma posição privilegiada em relação ao resto do país. “Mas é preciso analisar a forte presença dos serviços e também da Administração Pública. O governo movimenta a economia ao gerar empregos, realizar obras, investir em Saúde e Educação e contratar empresas”, explicou.

 

A atividade industrial também teve desempenho positivo no lapso de tempo analisado, ao crescer 6,6% em relação ao mesmo período de 2011. A Construção Civil e a Indústria de Transformação (alimentos, bebidas e cimento, por exemplo) apresentaram indicadores elevados, com 7% e 4,1% respectivamente.

 

Já a Agropecuária, que teve crescimento surpreendente de 5% no início de 2012, apresentou queda no quarto trimestre (-23,5%). “Como o segmento tem pouca representação na capital federal, a baixa não impactou tanto no índice como um todo”, esclareceu Miragaya.