04/04/2013 às 21:41, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

R$ 1 bilhão para estimular a economia local

GDF aumenta em 33% os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste

Por Isabel Freitas e Danielle Cambraia, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

Brasília (04-04-13) – Com o objetivo de estimular a economia do DF, o governo local anunciou hoje o aumento de 33% do crédito disponível no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2013. Os empresários terão à disposição R$ 1,04 bilhão, com 50% desse montante exclusivo para os setores de comércio e serviços.

 

Para o governador Agnelo Queiroz, os setores mais fortes no DF receberão, a partir deste ano, um montante maior do fundo. “Essa mudança é muito importante, pois amplia o crédito para comércio e serviços, nossa especialidade. Com isso, vamos aumentar a oferta de emprego e complementar a renda da população”, explicou. No ano passado, 5 mil operações foram contratadas no FCO, e 70% delas beneficiaram micro, pequenas e médias empresas.

 

Para ter acesso ao crédito, o empresário deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil para verificar as linhas de crédito disponíveis para cada segmento. “O fundo se distingue na medida em que oferece taxas atrativas, que chegam a 3,5% ao ano. A carência é outro diferencial, pois o empresário terá 20 anos para quitar o empréstimo”, explicou a superintendente de Varejo do Governo do Banco do Brasil, Marília Prado Lima.

 

A novidade, em 2013, é o cartão que será oferecido aos empresários. Até o ano passado, o dinheiro era creditado na conta, e, a partir dessa operação, os juros já eram calculados e debitados. “Com o cartão, isso só é cobrado quando ele começar a usar efetivamente o crédito”, completou a superintendente.

 

O programa, criado em 1989, destina-se a pessoas jurídicas de direito privado (empresas, sociedades, organizações, associações ou fundações) que desenvolvam atividades produtivas nos setores mineral, industrial, agroindustrial, turístico, comercial, ou nas áreas de serviços, ciência, tecnologia e inovação na região Centro-Oeste (DF, MS, MT, GO).