05/04/2013 às 21:57

GDF apresenta projetos para o PAC

Novas propostas vão beneficiar moradores de diversas regiões administrativas

Por Da Redação

O GDF apresentará ao Ministério das Cidades e ao Ministério do Esporte as propostas para a 3ª etapa de seleções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) nas áreas de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas, Saneamento e Centros de Iniciação ao Esporte.
 

Para os itens de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas serão apresentadas cinco propostas: Arniqueiras 2ª parte (a 1ª parte foi confirmada para a seleção do PAC Pavimentação de 2012); Ponte de Terra; Pôr do Sol; Itapoã, e Vila Basevi.
 

Em todos os itens apresentados, os projetos foram objeto de discussão entre a Secretaria de Obras, a Novacap, a Terracap e a Codhab, sob a coordenação da Casa Civil.
 

Quanto ao Saneamento, as discussões envolveram as Secretarias de Obras e a de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), sob coordenação da Casa Civil. Os projetos serão apresentados para recursos do Orçamento Geral da União, não sendo necessária a contrapartida do GDF.
 

Em relação ao Saneamento Básico, serão apresentados cinco projetos que propõem ampliar as Estações de Tratamento de Esgoto Melchior, Planaltina, Paranoá e Recanto das Emas e também o sistema coletor de esgotos da cidade de Planaltina, incluindo a implantação das redes de esgotos nas áreas de ocupação habitacional às margens do Ribeirão Pipiripau. As comunidades da região de Aprodarmas, segunda etapa do bairro Arapoanga, chácaras Cachoeira, Bica do DER e Núcleo Rural Taquara serão as beneficiadas quando essas obras terminarem.
 

Na escolha das propostas, foram levadas em consideração as necessidades de atendimento a futuros projetos habitacionais que integram o programa Morar Bem.
 

Já para o Esporte, será apresentada proposta para a criação de cinco Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). A Secretaria de Esporte, a Terracap e a Codhab foram envolvidas nas discussões relativas à definição dos locais onde serão instalados os equipamentos públicos (Itapoã, Samambaia, Sobradinho II, Gama e Santa Maria). Os critérios para a escolha das áreas foram regiões com população em situação de vulnerabilidade e locais próximos a escolas. Os Centros de Iniciação ao Esporte fazem parte de um projeto coordenado pelo Ministério do Esporte.
 

Histórico No mês de março, o DF recebeu do PAC investimento de mais de R$ 1 bilhão para ampliação do sistema de abastecimento de água e renovação da pavimentação em várias regiões. Com esses recursos, a cidade de Vicente Pires receberá asfaltamento integral e sistema de drenagem de águas pluviais.
 

Foram selecionados sete projetos de saneamento e cinco de pavimentação e qualificação de vias urbanas. Um dos destaques é o investimento no Sistema Produtor de Água Paranoá, no valor de R$ 418 milhões. O empreendimento prevê a construção de unidades para atender a demanda de água potável pelos próximos 30 anos no Distrito Federal, com captação no Lago Paranoá. Ele será interligado ao atual sistema de abastecimento de água integrado e terá capacidade para produzir até 2,8 m³/s.
 

No ano passado, o GDF apresentou as propostas com o objetivo de melhorar os serviços prestados pelo governo local e a qualidade de vida na cidade.