07/04/2013 às 15:01

Brasília celebra Dia Mundial da Saúde

A iniciativa é voltada à conscientização da população sobre os cuidados com o corpo

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

 

BRASÍLIA (7/4/13) – O Dia Mundial da Saúde foi celebrado com uma programação diversificada para os brasilienses. Por iniciativa do Governo do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, centenas de pessoas participaram de palestras, oficinas e atividades recreativas oferecidas em tendas montadas na Torre de TV.

 

Os brasilienses aproveitaram o evento para aferir a pressão arterial, receber dicas de saúde, além de massagem. O secretário-adjunto de Saúde do DF, Elias Fernando Miziara, afirmou que essa comemoração é um meio utilizado pela pasta para alertar a população sobre os cuidados que deve tomar, especialmente os preventivos.

 

“Em todo o país, 12 cidades estão com programações especiais e nós somos uma delas. Vemos este momento como uma oportunidade para incorporar atitudes de prevenção, principalmente à diabetes e hipertensão. Essa atividade exerce um papel fundamentalmente educativo e tem inúmeros resultados positivos”, destaca.

 

O tema do evento deste ano é Viver com saúde é uma grande vitória – Previna-se contra a hipertensão arterial. Por isso, a aferição da pressão sanguínea foi uma prioridade. O autônomo Francisco Araújo, 63 anos, constatou que seus níveis estavam fora do aceitável. Ele recebeu orientações e procurará atendimento médico especializado. “Não sabia que era hipertenso. Fazer esse exame me fez repensar melhor na saúde”, comenta.

 

Já a dona de casa Maria de Fátima, 59 anos, saiu de Samambaia, exclusivamente para participar do evento. Ela, que faz parte de um grupo de automassagem oferecida pela unidade Básica de Saúde 317, da cidade onde mora, aprovou a iniciativa do GDF.

 

“Fazer a automassagem me deixa mais calma, ativa a circulação sanguínea e melhora o humor. Este evento é uma grande oportunidade que nos deram para refletir e melhorar a nossa saúde”, diz.