08/04/2013 às 11:08, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Empresas dos EUA expressam a governador interesse em oportunidades no DF

Conglomerados como Boeing e Motorola mostraram admiração com vantagens competitivas do DF e aprovaram medidas de desenvolvimento promovidas pelo Buriti

Por Manuel Martínez, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

ÁGUAS CLARAS (8/4/13) – Representantes de dez dos maiores conglomerados industriais dos Estados Unidos nos setores de Tecnologia e de Defesa e Segurança –como Boeing e Motorola– se reuniram domingo com o governador Agnelo Queiroz com o objetivo de iniciar um processo de entendimentos para realizar possíveis investimentos no DF.

 

“Ficamos muito impressionados com o planejamento de projetos de longo prazo e com a estabilidade (econômica) no Distrito Federal, coisas que nossas empresas não veem há muito tempo em Washington (capital estadunidense), por exemplo”, ressaltou Matthew Riddle, um dos dois líderes da delegação formada por 23 executivos. Eles foram recebidos em jantar na residência oficial de Águas Claras.

 

A declaração de Riddle –presidente da Raytheon, uma das principais fornecedoras de equipamentos do Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (Sivam)– ocorreu após a apresentação de um vídeo preparado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Foram mostradas as vantagens e garantias de retorno que a região apresenta, para a atração de recursos, em comparação a outras partes do Brasil.

 

“Este foi o primeiro passo para a busca de parcerias entre empresas brasileiras e dos Estados Unidos. E, específicamente em relação a Brasília, ficou claro que oferece atualmente condições para atrair a atenção das companhias de nosso país”, acrescentou à Agência Brasília de Notícias a diretora-executiva da seção americana do Brazil-U.S. Business Council (Conselho de Negócios Brasil-EUA, em português), Monique Fridell.

 

A executiva, que divide com Riddle a liderança da delegação, sublinhou que o Distrito Federal reúne aspectos que aguçam o interesse de companhias de segurança, defesa, tecnologia, entre outras dos Estados Unidos.

 

Baseada no audiovisual e nas informações dadas pelo governador Agnelo Queiroz, ela disse que “a alta qualidade de vida em Brasília, a possibilidade de negociar incentivos fiscais para a instalação de empresas, a infraestrutura da região e a oferta de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia de ponta e de informação, formada nos muitos centros de ensino superior (do DF), foram bastante valorizadas por nossa delegação”.

 

JURONG – Matthew Riddle também destacou o contrato assinado entre o governo Agnelo Queiroz e a Jurong International, de Cingapura. Essa consultoria asiática está encarregada de preparar uma análise para a exploração de ações totalmente inéditas no Centro-Oeste e, em alguns casos, até no Brasil, para impulsionar o desenvolvimento do DF.

 

Nesse sentido, por exemplo, está a projeção de um aeroporto industrial voltado, inclusive, para a distribuição estratégica de cargas pelo Brasil e América do Sul. Também se prevê a definição de um amplo polo tecnológico.

 

“Se vocês pudessem levar ao governo dos Estados Unidos essa ideia, da parceria com a Jurong, que mostra transparência e eficiência, certamente isso mudaria o nosso mundo (empresarial)!”, salientou o representante da Raytheon

 

“O que queremos é criar as condições para que o Distrito Federal inicie o quanto antes um processo de desenvolvimento econômico contínuo por pelo menos 50 anos. Nossa região tem registrado recentemente um grande crescimento populacional e necessita promover um aumento de nossa economia, com uma oferta constante de empregos à altura dos investimentos que atrairmos. Esses propósitos estão entre as metas de nosso governo”, informou o chefe do Executivo brasiliense.

 

Ele apontou que a localização estratégica do DF e a sua proximidade às autoridades do governo brasileiro, assim como de diplomatas estrangeiros e de integrantes de organismos internacionais sediados em Brasília, fazem com que aportes de investidores ofereçam retorno e não gastos.

 

“O Distrito Federal tem uma posição geográfica estratégica no Brasil e na América do Sul, o que permite vantagens logísticas em distribuição. Além disso, temos uma enorme agilidade para promover entendimentos com autoridades federais e estrangeiras que se encontram em Brasília, disse o governador.

 

A delegação contou, entre outros, com funcionários da Bae Systems, fabricante de sistemas de defesa aeronáuticos. Assim como da Lockheed Martin –que produz os aviões de caças Martin F-16 Falcon, F/A-22 Raptor, além do cargueiro C-130 Hercules– e da GE Aviation. Juntas, as 23 empresas empregam quase 554 mil pessoas e, em 2012, tiveram uma receita superior a US$ 202 bilhões.

 

O governador Agnelo Queiroz esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa; do secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão; e do secretário de Comunicação Social, Ugo Braga.