08/04/2013 às 20:56, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Programa inovador ajuda a fiscalizar obras

O software foi desenvolvido por servidores do GDF a custo zero e deverá entrar em operação em julho

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (8/4/13) – Com o objetivo de acompanhar o estágio das obras e a transparência dos processos, o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, lançou, nesta tarde, o programa InfObras. O sistema deverá entrar em operação a partir de 1º de julho.

 

Criado por servidores de diversos órgãos do Executivo local, o programa centraliza as informações das obras públicas com os mínimos detalhes relativos ao planejamento, licitação, contratos, execução e fiscalização dos trabalhos.

 

Para utilização do software, funcionários de empresas públicas e secretarias serão treinados. A capacitação terá duração de 20h e começará amanhã (9/4/13), para os servidores da Caesb e da Casa Civil. Posteriormente, devem passar pelas aulas os colaboradores da Novacap, DER, Secretaria de Transportes, CEB, Metrô, Vice-Governadoria, entre outros.

 

Segundo o vice-governador, a iniciativa de criação desse projeto surgiu da necessidade de obter informações precisas a respeito do andamento de obras em todo o DF. Ele ressaltou que, para a criação do serviço, foram utilizados somente os recursos humanos do GDF, sem precisar de nenhum investimento financeiro.

 

“Desde o primeiro dia de nossa gestão, tivemos dificuldades para encontrar informações sobre os processos. Agora, o InfObras é o instrumento centralizador a ser usado pelo governo, em todas as áreas. Isso facilitará muito o andamento dos trabalhos”, acredita Filippelli.

 

Transparência – Para o secretário de Obras, David de Matos, a operação desse sistema permitirá comprovar a transparência das ações do GDF. “Com esse programa poderemos divulgar dados ao cidadão para que ele também acompanhe e fiscalize. Esse projeto é, sobretudo, uma forma de mostrar que o GDF possui servidores altamente capacitados”, comenta.

 

Durante o lançamento, os desenvolvedores do programa fizeram uma rápida apresentação sobre o modo de funcionamento. Eles exemplificaram, com as obras do Acelera DF, os inúmeros benefícios e a agilidade que o software trará para os gestores públicos e para a população.