16/04/2013 às 15:20

Estudantes da rede pública visitam Memorial JK

A iniciativa é uma das ações sociais do GDF para promover a cultura e resgatar a história de Brasília

Por Da Redação, com informações da Sejus


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (16/4/13) – Empenhado em despertar o espírito cívico e resgatar a memória cultural da cidade, o GDF promove visitas guiadas de pessoas carentes e escolas aos mais variados pontos turísticos da capital. Neste mês de aniversário de Brasília, 100 estudantes e professores do Caic Assis Chateaubriand, de Planaltina, visitarão o Memorial JK. Para muitos, será a primeira oportunidade de conhecer, de perto, um pouco da história de Juscelino Kubitschek.

 

O passeio deste grupo será feito amanhã (17/4) e é uma das ações sociais e culturais do GDF, intitulada Brasília Para Todos e realizada por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF).

 

A iniciativa consiste em levar crianças, pessoas com deficiência e idosos carentes para conhecer os pontos turísticos da cidade. A visita proporciona, ainda, cultura, lazer e entretenimento a quem tem pouco ou nenhum acesso.

 

Como participar – Escolas, grupos e associações que desejarem realizar este passeio podem entrar em contato com a Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos para agendar a visita. O telefone para contato é (61) 2104-1910.

 

Monumento – O Memorial JK foi construído no local em que foi celebrada a primeira missa da capital, em 3 de maio de 1957. Projetado por Oscar Niemeyer, o museu foi inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília.

 

Nesse local, encontram-se os restos mortais de JK e diversos pertences que ficam em constante exposição. Por lá, é possível visitar a biblioteca pessoal de JK e ter acesso às vestimentas, fotografias e outros objetos que foram usados pelo ex-presidente.