20/04/2013 às 21:59, atualizado em 17/05/2016 às 15:02

Grupo Teatro Sem Esquinas mostrou Brasília de forma pedagógica e engraçada

Espetáculo diverte e ensina crianças na festa preparada pelo GDF para os 53 anos da capital

Por Mariana Monteiro, da Secom


. Foto: Geilson Lima

BRASÍLIA (20/4/13) – Na festa organizada pelo governo Agnelo Queiroz para os 53 anos da capital federal, a cidade foi mostrada, hoje, de forma pedagógica, lúdica e divertida no espetáculo Viva Brasília, da companhia Teatro Sem Esquinas.

 

A apresentação, no Palco Praça Infantil, no Complexo Cultural da República, atraiu mais de 150 crianças e familiares. “Foi uma maneira de conhecer melhor Brasília de forma dinâmica e divertida”, declarou a auxiliar administrativa Luciana Aparecida da Silva, 30 anos, que, ao sair do trabalho, resolveu levar a afilhada, Eliene Lacerda da Silva, de 13 anos, para a festa.

 

“Estou achando a festa muito legal. Aprendi, por exemplo, que a capital era o Rio de Janeiro e depois foi transferida para Brasília”, contou Eliene.

 

A secretária escolar Zelinda Xavier de Souza Costa, 58 anos, elogiou a organização do evento. “As crianças estão se divertindo bastante. Tudo está bem organizado”, comentou. A moradora de Planaltina levou os netos Pedro Lucas, de 2 anos, e João Vítor, de 11, para curtir as atrações.

 

Cultura – A dramaturga e diretora do Teatro Sem Esquinas, Lucianna Mauren, explicou que o Viva Brasília foi montado especialmente para o aniversário da cidade. “A peça mostra a capital do ponto de vista de quem é daqui. Além disso, rompe com a ideia de que Brasília é uma cidade apenas política, centro do funcionalismo público. Procuramos destacar a multipluralidade cultural”, esclareceu.

 

Para Lucianna, que levou o filho Luiz, de 10 meses à festa, o GDF valoriza os artistas locais. “Faço teatro profissional há 13 anos, e é perceptível que as portas estão se abrindo cada vez mais. Antigamente eram convidados artistas de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto os daqui procuravam espaço em outros estados. Agora isso não é mais necessário”, comentou a artista.