21/04/2013 às 20:42, atualizado em 17/05/2016 às 14:51

Basquete de rua atrai grande público ao Complexo Cultural da República

Torneio classifica a equipe campeã do DF para etapa brasileira

Por Lucas Pordeus Leon, da Secom


. Foto:Mariana Raphael

BRASÍLIA (21/4/13) – O torneio de basquete de rua disputado na Praça Ibero-Americana da Juventude –montada no complexo Cultural da República– atraiu uma das maiores concentrações de espectadores e participantes das festividades dos 53 anos de Brasília, organizadas pelo governo Agnelo Queiroz.
 

Amante da modalidade, o estudante Éder Osik, 23, soube da etapa regional da sétima edição da Liga Internacional e veio de Taguatinga como integrante da equipe Act A Fool.
 

“Éramos amigos de escola e decidimos formar um time para disputar este campeonato. Viramos grandes amigos. Jogamos com o intuito de ganhar, mas como diversão também”, disse o jovem a respeito de sua participação na competição organizada pela parceria do GDF e a Central Única das Favelas (Cufa-DF).
 

A diferença do basquete de rua para o de quadra começa pela diferença nas regras, que permitem aos jogadores explorar a irreverência e a criatividade nas jogadas, acompanhadas pela performance de DJs que tocam hip hop em suas pick-ups enquanto grafiteiros espalham sua arte ao redor da quadra.
 

APROVAÇÃO – Acompanhado da esposa e das duas filhas, o policial Márcio Melo, 30 anos, veio de Sobradinho interessado na parte diurna da programação. Ele elogiou a organização do evento: “O pessoal, desta vez, investiu mais no que a criançada gosta, e a família toda pôde se divertir. Prefiro que invistam em atividades como estas do que em shows milionários, até porque os shows são à noite e esse horário é bom para quem tem criança”, avaliou.
 

Porta-vozes da Cufa-DF informaram que todas as atividades da Praça Ibero-Americana da Juventude representam a tomada simbólica do espaço público pelas culturas juvenis urbanas. Segundo eles, isso proporciona a toda a população a possibilidade de conviver com as diversas expressões das chamadas tribos urbanas.