25/04/2013 às 13:09

GDF interdita 27 estabelecimentos comerciais irregulares

Operação foi realizada em locais onde há maior risco da ocorrência de crimes

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Alfredo Veiga/SSP-DF

BRASÍLIA (24/4/13) – A operação Bares da Moda, realizada pelo Governo do Distrito Federal em bares irregulares onde podem ocorrer crimes, interditou 27 estabelecimentos comerciais em todo o DF, de acordo com o último balanço da Secretaria de Segurança Pública.

 

“Realizamos nosso trabalho com base em estudos e análises criminais. Os estabelecimentos fiscalizados são previamente selecionados e geralmente são tidos como potenciais áreas de incidência criminal”, afirmou o chefe do Núcleo de Acompanhamento e Avalição Operacional da Secretaria de Segurança Pública, João Montarroyos.

 

As ações ocorrem semanalmente e fiscalizam bares, boates, quiosques e similares. Na segunda edição do Bares da Moda, além dos 27 interditados, 5 mil pessoas foram abordadas, 118 locais fiscalizados e 18 estabelecimentos notificados ou autuados.

 

Durante a operação, os agentes observam o horário de fechamento dos bares, para evitar o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, o uso de drogas e crimes contra a vida.

 

Foram realizadas, ainda, abordagens e revistas em adolescentes, com a apreensão de sete jovens por porte de drogas e um por arma de fogo. Os menores de idade foram conduzidos pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

 

Além dos menores, seis pessoas foram autuadas – duas por desacato e quatro por porte ilegal de arma de fogo.

 

INTEGRAÇÃO – A edição mais recente do Bares da Moda contou com a colaboração de agentes das quatro forças de segurança e de outros órgãos como a Vara da Infância e da Juventude (VIJ), Detran e Vigilância Sanitária, como parte da integração realizada pelo programa Ação pela Vida. Cerca de 400 agentes e 150 veículos foram empregados na operação.