26/04/2013 às 20:02

Brasília é destaque em exposição na capital francesa

Mostra contará a história da vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer 

Por Priscilla Leonel, da Agência Brasília


. Roberto Barroso

PARIS (26/4/13) – A exposição Brasília – Meio século da capital do Brasil, que leva aos franceses a história da vida e obra de Oscar Niemeyer, foi aberta ontem (25/4)  na sede do Partido Comunista Francês, edifício projetado em Paris pelo arquiteto, em 1960.

 

“Exposições como essa representam uma grande oportunidade para mostrar Brasília ao mundo e convidar o mundo para ver Brasília. Foi muito emocionante ver todos esses parisienses lotando o espaço Niemeyer, curiosos e maravilhados com as fotos da nossa cidade”, destacou o secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, que participou do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas.

 

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, representou o governador Agnelo Queiroz na cerimônia, que contou também com o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, e a chefe de Gabinete do vice-governador, Rose Rainha, além de jornalistas dos periódicos mais populares da França, como Le Monde e Le Fígaro, e do maestro e pianista Arthur Moreira Lima.

 

Aberta ao público até 5 de julho, a exposição, que acaba de passar pela Índia, conta com fotos e documentos históricos, croquis e correspondências do arquiteto, além de instalações do pintor e escultor Athos Bulcão e quadros pintados por artistas franceses que remontam a história de Brasília.