26/04/2013 às 01:53

Brasília sediará corrida de lanchas internacional

Fórmula Motonáutica será realizada nos dias 1º e 2 de junho, no Lago Paranoá

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (25/4/13) – Brasília será a primeira cidade da América Latina a receber a Fórmula Motonáutica, evento internacional de corrida de lanchas em alta velocidade lançado oficialmente hoje na sede da Rede TV.
 

“A Fórmula Motonáutica será mais uma oportunidade de apresentar Brasília ao mundo. Estamos preparando a cidade para grandes eventos internacionais como esse, que agregam chances para gerar renda e emprego, além da visibilidade mundial”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, que estava acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz.
 

A empresa organizadora da corrida, Idea Marketing, adotará as medidas administrativas e legais necessárias para a realização da prova. “Escolhemos Brasília pela importância da cidade, sua beleza e por acreditarmos no seu governo”, disse ao chefe do Executivo local o representante do Ideia Marketing, Luiz Roberto Lorenzato.
 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – Essa é a principal competição internacional de lanchas e tem regras similares à Fórmula 1, com provas em diferentes países a cada temporada. Nos dias 1° e 2 de junho, no Lago Paranoá, Brasília abrirá a disputa, chamada de F1 H2O U.I.M Powerboat Word Championship Series. Estarão na corrida 24 pilotos, em lanchas que alcançam, em média, 250km/h.
 

Segundo o presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo, a Fórmula Motonáutica em Brasília será mais um dos destaques internacionais realizados na capital até 2014, como as copas das Confederações e do Mundo. “É muito importante um evento desse porte, e faremos nossa parte para divulgar o Brasil e Brasília para o mundo inteiro”, ressaltou Dallevo.
 

A expectativa da Secretaria de Turismo do DF é que a Fórmula 1 das águas reuna em torno de 100 mil pessoas na capital. “Mais do que um presente, será um legado e servirá de espelho para todo o mundo”, comentou o presidente da Federação Náutica de Brasília, Roberto Renner.
 

A Fórmula Motonáutica será transmitida para 191 países. Projeção da Idea Marketing aponta que cerca de 300 milhões de residências no mundo estarão ligadas na corrida nas águas do Lago Paranoá.