29/04/2013 às 18:29

Emater-DF estende trabalho até Cristalina (GO)

Assentamentos da reforma agrária no município da Região Metropolitana receberão atendimento da empresa a partir de maio

Por Danielle Cambraia, com informações da Emater-DF


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (29/4/13) – Para desenvolver o potencial do agronegócio da Região Metropolitana do DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) atenderá mais de 460 famílias assentadas da reforma agrária, a partir de maio, em um escritório próprio no centro de Cristalina, em Goiás.

 

“Esse projeto consagra a política do GDF em dar maior atenção à Região de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). A área rural perdeu espaço para a área urbana. O nosso objetivo em ter um espaço aqui é incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar”, explicou José Gonçalves, gerente do escritório da Emater em Cristalina.

 

Devido à construção da Barragem de Batalha, onde será instalada uma usina hidrelétrica, parte da região foi inundada. Furnas Centrais Elétricas, responsável pela obra, comprometeu-se a assistir essas famílias. Para isso, a Emater-DF foi escolhida para prestar o serviço por três anos.

 

“Vamos fortalecer o desenvolvimento e o incentivo à agricultura familiar, para que esses produtos cheguem a Brasília pelo Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, afirmou.

 

Segundo Gonçalves, a Emater elaborará o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) e o Plano de Recuperação de Assentamento (PRA). “Com o PDA, vamos tirar o licenciamento ambiental, o que deixa o local apto para desenvolver a atividade agrícola. Faremos um planejamento desde a produção até a comercialização do produto.”

 

Parte dos moradores do assentamento Manacá foi removida por conta da inundação provocada pela obra. As comunidades de Vista Alegre, Buriti das Gamelas e São Marcos também receberão auxílio da Emater.

 

Entre as principais atividades agrícolas desenvolvidas na região estão a bovinocultura leiteira, cultivo de hortaliças, mandioca, pimenta, grãos (milho e feijão), além da produção de queijos.

 

A primeira atividade do atendimento será uma excursão à feira Agrobrasília, que acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR-251, Km 5. Dez ônibus levarão os moradores para mostrar as principais práticas e novidades tecnológicas voltadas à agricultura familiar.