03/05/2013 às 19:50

Áustria poderá colaborar com Brasília Musical

Se concretizado, intercâmbio com país europeu permitirá a troca de experiências que beneficiará alunos da rede pública

Por Danielle Cambraia, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (3/5/13) – O GDF e a Embaixada da Áustria negociam a colaboração do país europeu com o projeto Brasília Musical, que levará música a todas as escolas da rede pública do Distrito Federal e será instituído ainda no segundo semestre deste ano.

 

“(Os moradores da capital da Áustria) Viena têm um conhecimento musical enorme, e esse diálogo vai nos proporcionar troca de experiência com os músicos do país. Vamos trazê-los para cá e enviar os nossos profissionais para aprender sobre suas técnicas musicais”, afirmou o governador Agnelo Queiroz durante encontro com a embaixadora austríaca, Marianne Feldmann.

 

O objetivo do programa, que terá a colaboração das secretarias de Cultura e de Educação, é construir uma reforma musical de âmbito nacional, iniciada em Brasília, e alcançar os setores sociais que mais precisam.

 

“Vamos levar essas crianças e jovens a um patamar de cidadania que eles desconhecem. Muitos nunca teriam acesso a um violino, trompete e à música clássica, e o Brasília Musical fará isso”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

Segundo ele, em um primeiro momento, os alunos terão contato com a musicalização e depois poderão aprimorar seus conhecimentos. “O aluno que se identificar com a música poderá ter acesso à prática musical, tendo um instrumento e aprendendo as técnicas para tocá-lo”, explicou.

 

VENEZUELA – No início do mês, o chefe do Executivo local reuniu-se com o maestro venezuelano e fundador do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do país, José Antonio Abreu, que ofereceu todo o apoio pedagógico ao projeto do GDF.

 

Esse programa existe há 38 anos no país vizinho, onde alunos têm formação musical, aprendem a tocar um instrumento e se interessam pelas artes.