Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/05/2013 às 13:02
Material lúdico também ajudará a conscientizar sobre a importância dos cuidados com os dentes
BRASÍLIA (3/5/13) – O governo Agnelo distribuirá 6 mil kits de saúde bucal para centros de saúde de todo Distrito Federal, ação que ajudará a conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos.
“A higiene bucal é um componente fundamental da higiene corporal das pessoas, mas realizá-la adequadamente requer aprendizado”, afirmou o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio Timóteo da Silva Mata.
Além dos kits, que contêm escova, pasta e fio dental, serão distribuídos 200 bonecos de pelúcia – tigres, jacarés, ursos e coelhos – 50 fantasias de dentinho e os 50 kits com seis fantoches representando o creme dental, escova dental, fio dental, dentinho, bicho da cárie e o dentista, que servirão de modelo para ensinar a higiene bucal e a evolução das principais doenças que afetam a boca como a cárie e doenças periodontais.
O material educativo será distribuído para os centros de saúde, equipes de saúde da família e de saúde bucal da SES em todo DF. Os kits de higiene bucal também serão distribuídos gratuitamente à população. Já os bonecos e os modelos de arcada dentária servirão para ilustrar as ações preventivas e auxíliar as equipes de saúde bucal em ações nos Circuitos da Saúde, hospitais, centros de saúde e Programa de Saúde Escolar (PSE).
Segundo Mata “a situação epidemiológica brasileira ainda é grave devido às condições sociais e econômicas da população e à falta de informações sobre os cuidados básicos de saúde. Nesse contexto, a educação em saúde bucal tem sido cada vez mais requisitada, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo”.
Atualmente, a SES conta com 467 cirurgiões-dentistas distribuídos na atenção primária, hospitais e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
A porta de entrada para saúde bucal é o centro de saúde mais próximo de sua residência. Todos os centros têm atendimentos odontológicos para todas as faixas etárias da população, informa o gerente.
Para Sérgio Mata, a rede pública dispõe de centros de saúde que realizam procedimentos educativos e preventivos – aplicação do flúor, escovação e uso do fio dental -; restauração dentária; limpeza; extração. “Havendo necessidade de procedimentos especializados, o dentista do centro de saúde encaminhará o paciente para um dos 10 Centros Especializados de Odontologia do DF”, informa o especialista.
No CEO é realizado tratamento de canal, cirurgia oral menor (extração de sisos, terceiros molares, remoção de cistos bucais), tratamento avançado das gengivas (periodontia), diagnóstico de câncer bucal e atendimento bucal ao paciente com necessidades especiais ou com deficiência.
Sérgio Mata esclarece, ainda, que em alguns CEOs são oferecidas outras especialidades como tratamento da disfunção temporomandibular (dores nas articulações da mandíbula).