07/05/2013 às 12:48

Carretas da Mulher triplicam atendimentos no DF

Moradoras do Vicente Pires, Arapoanga e Riacho Fundo terão a oportunidade de fazer testes fundamentais para prevenção de doenças nas unidades móveis

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Lula Lopes

BRASÍLIA (7/5/13) – As três Carretas da Mulher estão em Vicente Pires, Arapoanga e Riacho Fundo – onde atende o Riacho Fundo I e II e também o Núcleo Bandeirante – e permanecerão nesses locais até 17 de maio, onde prestarão atendimento especializado às moradoras, das 8.00 às 17.00.

 

Com as Carretas, a capacidade de atendimento triplicou e as mulheres de Brasília têm a oportunidade de fazer exames fundamentais para prevenir doenças, como o câncer de colo de útero, próximo a sua casa.

 

Para ser atendida no serviço móvel, a paciente deverá portar a carteira de identidade e cartão do SUS. Para fazer o teste de papanicolau, não é necessária prescrição médica. No entanto, para a realização da ecografia, a paciente tem de levar o pedido.

 

A restrição de ambos os exames é não ter tido relação sexual nas últimas 48 horas. Para fazer a mamografia, as mulheres acima de 40 anos estão isentas de levar a prescrição, abaixo dessa idade, o pedido é necessário. O serviço da Carreta também inclui aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis.