07/05/2013 às 15:43

Número de convocados para receber 1ª moradia no DF ultrapassa 109 mil

Governador realizou hoje (7) quarta megachamada que contempla 14,1 mil inscritos do programa Morar Bem

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (7/5/13) – A quantidade de convocados pelo programa habitacional do DF (Morar Bem) chegou a quase 110 mil hoje, com a chamada de mais 14.187 inscritos, conforme anunciou o governador Agnelo Queiroz.

 

“Essa quantidade de convocações demonstra a celeridade que estamos dando ao programa para entregar moradia às pessoas que não a receberam e precisam”, enfatizou o governador.

 

Segundo o chefe do Executivo local, as casas ou apartamentos serão entregues com escrituras em nome do beneficiário e em locais com infraestrutura, o que inclui ruas asfaltadas, água encanada e rede de energia elétrica.

 

Os contemplados serão informados por cartas enviadas para as residências ou, se preferirem, poderão consultar os nomes a partir de amanhã no site do programa Morar Bem: www.morarbem.df.gov.br.

 

Caso o nome esteja na relação, é necessário comparecer ao Núcleo de Atendimento da Codhab, conforme o calendário, para comprovar os dados declarados no cadastro, entre eles, renda mensal de até R$ 8.136 reais; nunca ter tido imóvel no DF e ter residido no Distrito Federal nos últimos cinco anos. Na ocasião, também será feita a escolha da cidade que deseja habitar.

 

Com a legitimação dos dados, os documentos serão enviados às instituições financeiras conveniadas para análise de crédito e formalização do contrato do financiamento. Após aprovação, o GDF entregará às pessoas a sua primeira moradia no DF em um prazo previsto de 8 a 12 meses.

 

META – O objetivo do GDF é lançar, até 2014, 100 mil oportunidades habitacionais de interesse social à população. Até agora, o número chegou a 85 mil com o lançamento de editais para Samambaia, Gama, Santa Maria, Sobradinho, Recanto das Emas, Paranoá, Riacho Fundo II, Itapoã e Planaltina, além de Jardins Mangueiral e Riacho Fundo II 4ª Etapa.

 

As moradias no Setor Habitacional Jardins Mangueiral, com 8 mil residências e 3.612 entregues; no Riacho Fundo II (AMMVS), 5.133 unidades da quarta etapa e 5.904 no Riacho Parque; em Santa Maria, 168 moradias e; no Paranoá Parque, 6.240 estão em obras.

 

BALANÇO – Desde o início do programa, em 2011, mais de 94,713 mil inscritos haviam sido convocados e, agora, esse número sobe para 108,9 mil. Dos chamados anteriormente, 36.575 mil estão aprovados e receberão os imóveis.

 

Entre os candidatos de hoje, 10 mil são da Relação de Inscrição Individual. O grupo de pessoas com deficiência foi o segundo mais beneficiado e representa 8,89% da lista ou 889 inscritos. Em seguida, estão os idosos, com 4,66% ou 466 candidatos; e, depois, estão as famílias.

 

Os outros 4.187 são oriundos da Relação de Inscrição por Entidade, ou seja, daqueles que estão vinculados a alguma associação ou cooperativa. Desse total, 3,39% ou 142 são pessoas com deficiência e 0,33 são pessoas idosas.