08/05/2013 às 15:06

Hospital Regional de Ceilândia realiza mutirão de tratamento bucal

Consultas são agendadas previamente, e a estimativa é realizar 120 atendimentos por mês

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Renata Sousa SES/DF

 

BRASÍLIA (8/5/13) – A equipe de odontologia do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) promove mutirão de tratamento bucal básico para pacientes acima de 12 anos, com o objetivo de reduzir a demanda nos centros de saúde da cidade.

 

“As unidades de atenção básica têm uma demanda muito grande para estes procedimentos, e a Secretaria de Saúde decidiu realizar o mutirão para reduzir as filas. Centros de saúde como o 8, 9, 10 e 12 foram contemplados com mais horários, pois têm características especiais e abrangem os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente”, explicou o coordenador de odontologia em Ceilândia, Risomar de Souza Alves.

 

Cerca de 750 pacientes foram triados pelos dentistas do HRC para fazer restaurações, extrações e limpeza. Seis profissionais e oito técnicos de higiene bucal trabalharão de segunda a sexta-feira, das 18.00 às 22.00, e aos sábados, das 7.00 às 19.00, no ambulatório do hospital.

 

As consultas devem ser agendadas previamente, e a estimativa é de que sejam realizados 120 atendimentos mensais.

 

De acordo com o chefe da unidade de odontologia do HRC, Marcos Babosa Pains, os contemplados por essa iniciativa foram encaminhados pelas unidades básicas de saúde, que fizeram levantamento das demandas.

 

“Os pacientes que tiverem problemas mais complexos, como necessidade de fazer um canal, por exemplo, serão enviados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, esclareceu Pains.