09/05/2013 às 01:07

Alunos da rede pública se destacam em concurso internacional de redação

Estudantes de escolas de Ceilândia e São Sebastião disputaram com mais de 700 textos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Educação


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (8/5/13) – Dois estudantes da rede pública do DF foram premiados hoje pelo desempenho no 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, no qual o aluno deveria enviar uma correspondência a alguém para explicar por que a água é um recurso precioso.

 

Victor Silva de Souza, do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, recebeu um tablet por vencer a etapa regional, e Maria Clara Gontijo Lira, do Centro de Ensino Médio 1 de São Sebastião, levou uma câmera digital, pelo segundo lugar na disputa no DF.

 

“Viajei no tempo e tentei mostrar para a ministra como é viver sem água e o que a gente pode fazer para evitar isso”, explicou o campeão da etapa regional, que escreveu uma redação para a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, como se vivesse no futuro e a água já fosse um recurso escasso.

 

“É muito gratificante ver o desempenho dos nossos estudantes. Isso é o resultado do esforço dos pais, aluno, escola e professores. A vitória é de todos”, afirmou o coordenador Regional de Ensino de Ceilândia, Nelson Sobrinho.

 

Maria Clara Gontijo ficou feliz ao receber o certificado e o prêmio: “Não pensava que fosse chegar até aqui. Estou muito feliz em ver meu trabalho sendo valorizado”, contou a estudante que concorreu com o vencedor Victor Silva e mais 788 cartas de alunos das escolas públicas e particulares.

 

O Concurso Internacional de Cartas é promovido pela União Postal Universal (UPU) e, no Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é a responsável por selecionar as correspondências que competem com outros países.

 

Participam estudantes do mundo inteiro com até 15 anos de idade, de escolas públicas e particulares, previamente selecionados nas etapas nacionais.

 

No Brasil é desenvolvido em três fases – escolar, estadual e nacional – e a participação se dá por meio das escolas, que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

 

Na fase estadual, são premiadas as três melhores de cada estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.