09/05/2013 às 17:21

Hospitais do DF recebem equipamentos e profissionais do Senado Federal

Acordo de cooperação com o GDF possibilitará melhor atendimento nos serviços de saúde da rede pública

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (9/5/13) – O Governo do Distrito Federal recebeu hoje do Senado Federal a doação de aproximadamente 300 aparelhos e utensílios médicos que fortalecerão os hospitais públicos do DF.

 

“Quando o Senado faz a doação, está beneficiando muito além da população do DF. Esses aparelhos são de alta qualidade e de grande importância, que nos ajudarão, de forma significativa, a melhorar o sistema público”, disse o governador Agnelo Queiroz.

 

Entre os itens disponibilizados ao GDF estão 49 desfibriladores, utilizados para a reanimação cardíaca; aparelhos de massagem, odontologia, ultrassonografia e um de ecografia e dois de Raio X, nunca utilizados.

 

A doação, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, é uma forma de reduzir os gastos da casa, que até agora mantinha a estrutura própria e custeava plano de saúde para os servidores.

 

“A doação dos equipamentos através dessa parceria é, sem dúvida, uma iniciativa do Senado que vai beneficiar a população de Brasília e do Brasil, que vem todas as semanas fazer tratamento na capital. Esses equipamentos estão à disposição de todo o povo brasileiro e com isso acabamos com gastos repetidos”, disse Calheiros.

 

A solenidade de entrega ocorreu na Secretaria de Assistência Medica e Social do Senado Federal (SAMS), e, na ocasião, o governador Agnelo Queiroz agradeceu a cooperação com o Legislativo federal que proporcionou a permuta de servidores.

 

Pela parceria, o GDF cedeu ao Senado mão de obra especializadada em gestão de programas e políticas públicas, tecnologia da informação e manutenção predial.

 

O Senado, por sua vez, disponibilizou ao GDF 18 médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e três técnicos em radiologia que estão em atuação nos hospitais do DF.