09/05/2013 às 17:43

Operação Ação em Cadeia prende 554 criminosos em um mês

Ação promove o cumprimento de mandados de prisão em aberto em todas as cidades do DF

Por Da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Divulgação SSP-DF

BRASÍLIA (9/5/13) – A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu no mês de abril 554 criminosos cujos mandados de prisão estavam em aberto, na operação Ação em Cadeia, integrante do programa Ação Pela Vida.

 

“A operação, que começou em 2 de abril será permanente. Ela envolve os 6 mil homens da Polícia Civil em cada uma das delegacias espalhadas por todas as regiões administrativas. Com essa ação, a criminalidade reduz instantaneamente, como já percebemos tanto em abril quanto neste mês”, afirmou o secretário de segurança, Sandro Avelar.

 

A operação já cumpriu 708 mandados – alguns dos presos possuíam mais de um mandado em aberto – , o que reflete uma média de 24 mandados cumpridos por dia. Ao todo, 60% dos presos têm entre 20 e 29 anos. “Essa é justamente a faixa etária de 80% das vítimas de homicídio no DF”, destacou Avelar.

 

O diretor-geral da Polícia Civil, delegado Jorge Xavier, ressaltou que a operação reduz a ocorrência de delitos graves, como roubos à mão armada e homicídios. “Comprometidos com o crime, esses indivíduos são as principais vítimas de mortes violentas. Tirando eles de circulação controlamos o número de assassinatos” explicou.

 

As estatísticas criminais apontaram, no mês passado, uma redução de 26% no número de homicídios. Foram 83 casos em abril do ano passado contra 54 no mesmo período deste ano. A mesma tendência foi seguida pelo sequestro-relâmpago, que apresentou redução de 53%, quando foram registrados 40 ocorrências neste ano contra 83 em abril do ano passado.

 

Entre os mandados de prisão cumpridos no mês passado, 380 envolvem crimes contra o patrimônio. Outros 106 estavam relacionados a delitos contra a vida e 185 tinham como alvo criminosos envolvidos com o tráfico de drogas.