Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/05/2013 às 12:01
Ação pretende melhorar o atendimento de futuras mães e seus bebês
CEILÂNDIA (10/5/13) – Profissionais de enfermagem que atuam no Centro Obstétrico do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) participam hoje de uma capacitação para acolher de forma positiva e diferenciada a gestante usuária de crack ou outras drogas.
“A regional recebe muitas pacientes que vêm ganhar neném e são dependentes de drogas. Porém, muitas delas negam o problema e depois do parto começam a apresentar sinais e sintomas de abstinência o que afeta também os seus bebês”, explica a enfermeira da maternidade, Vilma Lobo.
O objetivo da sensibilização é despertar no profissional de enfermagem a compreensão de como é o pós-parto das usuárias de drogas, já que o consumo dessas substâncias pode trazer riscos para a mulher e para o filho, e a equipe deve estar preparada para prestar uma assistência apropriada.
A enfermeira ressalta também a importância de a equipe desenvolver uma relação de confiança com essas mães desde a sua entrada no Centro Obstétrico até depois, no alojamento conjunto.
“Se a gestante se identificasse como usuária no primeiro atendimento, poderíamos trabalhar melhor com ela, criando um vínculo de confiança, e, após a alta, poderíamos garantir que ela fizesse um tratamento adequado para abandonar a droga”, completa Vilma.
A iniciativa é das supervisoras de enfermagem do Centro Obstétrico, Maternidade e Neonatologia, em parceira com a equipe de psicologia do HRC.