10/05/2013 às 17:51

HRB recebe comissão do Unicef para renovar título de Hospital Amigo da Criança

Chancela concedida por órgão das Nações Unidas reconhece hospitais de todo o mundo que promovem o aleitamento materno

Por Da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (10/5/13) – Uma comissão do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) visitou, nesta quinta-feira (9), as instalações do Hospital Regional de Brazlândia (HRB) destinadas ao atendimento de crianças para revalidar a credencial de Hospital Amigo da Criança (HAC).

 

A página on-line do Unicef, idealizador da iniciativa junto à Organização Mundial de Saúde, informa que o selo HAC foi idealizado para “promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”.

 

A ação conta com o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde, para informar profissionais da área e o público em geral; lutar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher em fase de amamentação; apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno; e combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.

 

Segundo o Unicef, os dez passos para o sucesso do aleitamento materno são:

 

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe e capacitá-la para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas depois da alta hospitalar.