10/05/2013 às 20:27, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Prevenção durante o período de estiagem

Defesa Civil orienta a população a adotar algumas medidas durante a época mais seca do ano

Por Secretaria da Defesa Civil


. Foto: Brito

BRASÍLIA (10/5/13) – Devido ao período de estiagem no Distrito Federal, entre os meses de maio e setembro, a Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados com a saúde, especialmente no caso de crianças e idosos, como aumentar o consumo de líquidos e umidificar ambientes.

 

“Entre as recomendações está consumir bastante água, suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10.00 e 16.00, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Ribeiro.

 

As consequências da exposição prolongada ao sol e à baixa umidade podem ser queimaduras, desidratação, sangramento nasal e disenteria, além disso, durante a seca, as mudanças bruscas de temperatura contribuem para problemas respiratórios.

 

A Defesa Civil também recomenda umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, entre outros, bem como permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação.

 

Outras ações, como alimentação leve, com preferência para sucos e frutas, utilizar roupas leves e claras, uso de sombrinha, protetor solar e óculos de sol, evitar banhos quentes e demorados contribuem para amenizar os efeitos do clima.

 

INCÊNDIOS FLORESTAIS – Outra preocupação da Defesa Civil nesse período é com relação aos incêndios florestais, que ameaçam a vegetação e a fauna e podem ser evitados com medidas simples, como:

 

• Não jogar pontas de cigarro pela janela do carro e nem fumar em locais com vegetação densa;

• Em acampamentos, evitar fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, deixar sempre alguém vigiando e apagar totalmente antes de se afastar do local;

• Orientar e monitorar as crianças para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximo a vegetações;

• Não deixar garrafas ou pedaços de vidro próximo a vegetações;

• Não elimine lixo ou entulho com o uso do fogo;

• Em caso de queima controlada para fins agropastoris, é necessário solicitar autorização ao Ibama;

• Provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena aos infratores é de dois a quatro anos de prisão e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

• Utilizar fogo para limpeza de lote ou queima de lixo é crime ambiental.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Polícia Militar Ambiental: 3301-8140

Em caso de incêndio, comunique ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal pelo telefone 193.