13/05/2013 às 15:38

Ministério da Saúde avalia programas de incentivo à amamentação do HRPl

Hospital Regional de Planaltina é a unidade de saúde que mais realiza partos normais no DF

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo/SES-DF


PLANALTINA (13/5/13) –
Tutoras em aleitamento materno da Rede Amamenta, ligada ao Ministério da saúde, visitaram o Hospital Regional de Planaltina, na quinta-feira (9), para avaliar a unidade quanto às práticas de amamentação na atenção básica.

 

“Amamentando mais, (a mulher) tem menos riscos de complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes. A mãe jamais deve induzir o uso de bicos, mamadeiras, deve estimular somente o leite materno”, disse a tutora Abilene Gouvêa.

 

Atualmente, o HRPl é o hospital que realiza o maior número de partos normais no Distrito Federal e busca, por meio de palestras e cursos, informar, tanto a população quanto os profissionais de saúde, sobre a importância do aleitamento materno e do atendimento à mãe depois da alta hospitalar.

 

A avaliação da Rede Amamenta foi feita por meio de entrevistas com o público interno e externo e de visitas às dependências do hospital e dos postos de saúde, que são responsáveis por acolher as grávidas e os bebês desde o pré-natal.

 

A coordenadora regional do hospital, Mônica Rocha, destacou que não só a criança necessita de cuidados, mas também a mulher, que precisa de um tratamento humanizado e acolhedor e de procedimentos menos invasivos na hora do parto.

(T.M.)