17/05/2013 às 17:46

Documentos inéditos sobre Brasília encontrados no Rio de Janeiro

Entre os arquivos estão o mapa utilizado por Marechal Rondon e fotos de antiga igreja de Planaltina

Por Da Redação, Arquivo Público do DF


. Foto: Mario Fontenele – 18/03/1958

BRASÍLIA (17/5/13) – Documentos históricos sobre o planejamento e as primeiras etapas da construção de Brasília, como alguns dos primeiros gráficos das obras da nova capital e mapas do Planalto Central do século 19, foram encontrados pelo Arquivo Público do DF (ArPDF) em acervos no Rio de Janeiro.

 

“(Trata-se de) um conjunto fantástico de documentos textuais, fotos, plantas, recortes de jornais de Planaltina, Brasília, Luziânia, Corumbá, Pirenópolis e outras cidades goianas”, detalhou o Coordenador de Arquivos do ArPDF e historiador, Wilson Vieira Jr.

 

Entre os documentos estão mapas sobre o DF, Goiás, Planaltina e da área ao redor da Pedra Fundamental da nova capital, além de um mapa utilizado pelo Marechal Rondon.

 

Os arquivos que ajudam a contar a história da cidade foram localizados nos acervos do Arquivo Nacional e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

“Os documentos são das décadas de 1950 a 1970. Encontramos muitas fotos da igreja de São Sebastião (Planaltina) e muitas imagens da Cadeia de Luziânia, inclusive contendo uma planta”, continuou o historiador.

 

Uma dupla de historiadores do Arquivo Público continua no Rio de Janeiro para visitar diversos órgãos de arquivos em busca de documentos raros que contam a história ou pré-história de Brasília.

(T.M./M.M.)