18/05/2013 às 18:08

Festa do Divino será patrimônio cultural do DF

Evento católico completa 131 anos e reúne milhares de fiéis

Por Isabel Freitas


. Foto: Roberto Barroso – 27/05/2012

PLANALTINA (18/5/13) – A Festa do Divino de Planaltina, que completa 131 anos, será tombada Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, conforme foi anunciado hoje pelo governador Agnelo Queiroz em visita ao evento.

 

Patrimônio Cultural Imaterial é um título concedido a costumes, cerimônias e tradições de comunidades que são repassadas de ancestrais aos seus descendentes ao longo dos anos. 

 

“Fiz questão de prestigiar o ponto alto dessa festa que celebra a fé religiosa e cultural da nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo local.

 

O decreto que transforma a festa em patrimônio cultural será assinado amanhã e publicado no Diário Oficial do DF na próxima segunda.

 

O evento é segunda maior celebração da igreja católica da região, envolve milhares de moradores e só perde para a Via Sacra, encenada no Morro da Capelinha.

 

Durante nove dias, um grupo de fiéis montados em cavalos percorre as fazendas da região, movimentação conhecida como giro, rezam e cantam em louvor ao Divino Espírito Santo, enquanto os templos da cidade realizam missas em comemoração.

 

Neste sábado, ocorreu o ponto alto da festa, o Encontro das Bandeiras, quando os fiéis de todas as paróquias se encontram na praça da Matriz para rezarem, cantarem e oferecerem donativos arrecadados durante a semana.

 

HISTÓRIA – A Festa do Divino Espírito Santo é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

 

“Estamos aqui para celebrar a vida e o Espírito Santo, que cuida de nós. A cada ano mais pessoas se mobilizam para participar da Festa do Divino”, contou Diva Azevedo, moradora de Planaltina há 52 anos.

 

Segundo ela, toda a cidade se mobiliza para o evento e a decisão de tornar a festa Patrimônio Imaterial “é uma emoção sem tamanho”.

 

“As pessoas precisam ter fé, independente de religião. E é isso que nossa festa faz todos os anos. Valoriza a crença em Deus e o cristianismo”, completou. (M.M.)

 

Confira a programação completa da Festa do Divino de Planaltina:

Sábado:

14h – Almoço da Folia de Rua

19h – Barraquinhas

Domingo:

9h – Missa da Folia de Roça e, após, giro a cavalo

18h – Cortejo Imperador

20h – Barraquinhas

21h – Cortejo