Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/05/2013 às 20:31
Projeto de aulas de violão popular e erudito na rede pública completou 15 anos
BRASÍLIA (18/5/13) – Há 15 anos alunos de Planaltina têm a oportunidade de aprender a tocar violão graças a um projeto idealizado pelo professor da Secretaria de Educação do DF Tião Cândido, que deu aula a centenas de pessoas.
“A ideia é auxiliar na formação social por meio da música. A gente trabalha o lado humano, e fica nítido que eles têm uma melhora no rendimento escolar e no convívio social. A música acaba sendo uma consequência”, explicou o educador.
O “Música através do violão” atende atualmente a 50 alunos e ensina os estudantes a tocar violão popular e erudito.
Para participar do projeto é preciso ser aluno da rede pública de ensino, estar matriculado prioritariamente em Planaltina, ser maior de 12 anos e ter violão.
“Muitos estudantes aprenderam aqui e hoje têm banda, tocam em igrejas, e alguns já até ensinam”, disse o educador.
RESULTADOS – Há oito meses, a estudante Tainá Cavalcante, do Centro Educacional Stella dos Querubins Guimarães, começou a ter aulas de violão com o professor Tião e disse que as mudanças refletem na vida social.
“Não sabia nada de violão. Agora já toco MPB para minha família e amigos. Todo mundo me elogia”, contou.
O aluno Daniel Venâncio, do Centro de Ensino Médio 2, aprendeu a tocar o instrumento e montou uma banda com os amigos.
“Minha banda ainda está começando. Chamei os amigos conhecidos para tocarem comigo. Comecei a fazer aula de violão há um ano e percebi que quero também seguir carreira de música”, adiantou o estudante.
As apresentações para a comunidade ocorrem em eventos comemorativos organizados no fim de todos os anos. (I.F./M.M.)