19/05/2013 às 13:06

Café da manhã encerra Folia de Roça

Foliões que visitaram fazendas durante a semana se reuniram para celebrar a fé

Por Isabel Freitas, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso – 27/05/2012

PLANALTINA (19/5/2013) – O tradicional café da manhã na casa de João de Souza e Lima encerrou hoje a Folia de Roça, parte das comemorações da Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina.

 

“Essa celebração representa a cultura da cidade, e temos que nos empenhar em trazer os jovens para o evento para que a tradição não se perca com as gerações”, disse o anfitrião, que em 1972 resgatou o costume do café da manhã no encerramento da festa.

 

A reunião na casa de Souza e Lima contou com a presença de dezenas de cavaleiros, que durante 12 dias visitaram fazendas na região para cantar e rezar, a conhecida Folia da Roça de Planaltina.

 

Aécio da Silva Campos, de 74 anos, é um dos mais velhos do grupo e participa da folia com os sete netos. O cavaleiro contou que desde pequeno comparece à comemoração.

 

“Os mais velhos têm a obrigação de fortalecer a festa, que valoriza a fé e a espiritualidade de Planaltina. Os meus avós foram os fundadores dessa folia e eu não vou deixar as pessoas esquecerem”, completou Campos.

 

“A festa do Divino é tão importante quanto o Natal para a comunidade e não podemos deixar essa tradição acabar. O governo precisa acompanhar e apoiar essa cultura”, pediu Wálteno Marques da Silva, um dos 400 cavaleiros da Folia da Roça.

 

O governador Agnelo Queiroz participou do café da manhã neste domingo e admirou a manifestação da fé da comunidade.

 

“É uma honra estar aqui nessa casa que recebe a benção do Espírito Santo, renovando nossa fé e esperança. Essa família recepciona a comunidade, fortalecendo a tradição da festa”, disse o chefe do Executivo.

 

Depois do Café da Manhã Souza e Lima, os moradores de Planaltina participaram de uma missa na Paróquia Santa Rita, que pegou fogo na última sexta-feira. A comunidade improvisou uma tenda para promover o culto dos fiéis.

 

(I.F./M.M.)