19/05/2013 às 01:29

Devoção e sacrifício marcam segundo dia de Pentecostes

Maior evento católico da região termina neste domingo 

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso – 25/05/2012

TAGUATINGA (18/5/13) – A dedicação dos fiéis católicos marcou, hoje, o segundo dia da celebração de Pentecostes no Taguaparque, em Taguatinga, que novamente, recebeu 700 mil pessoas, de acordo com a organização do evento.

 

“Quem nos traz aqui, nos dá força para enfrentar o trânsito e o cansaço, ficar até o fim, é mesmo Deus. Viemos atrás de bênçãos”, enfatizou a aposentada Claudimira de Oliveira, 65 anos, que desde as 15.00 estava acampada em frente ao palco.

 

Na sexta-feira foi realizada a Missa de Cura, e hoje, a de Libertação, cerimônia ainda mais intensa e voltada para resgatar fiéis, conforme tradição católica.

 

O Pentecostes marca a vinda do Espírito Santo, e sua comemoração em Taguatinga, conduzida pelo padre Moacir Anastácio, da Paróquia São Pedro, bate recordes de público a cada ano.

 

O governador Agnelo Queiroz, como na última sexta-feira, esteve no Taguaparque para participar com os fiéis do evento e “ouvir as palavras de Deus e de renovação”.

 

Desde 2011 o evento ocorre no Taguaparque e conta com esquema especial de trânsito, segurança e limpeza, montado pelo GDF para atender aos 2 milhões de devotos nos três dias de festa.

 

“Esse é o terceiro ano que venho ao Pentecostes do padre Moacir. Estar aqui já é uma graça alcançada. Acendi minhas três velas do ano passado e consegui a cura da minha filha, que teve complicações no parto”, comemorou a dona de casa Matilde de Machado.

 

Jovens também marcaram presença em Pentecostes, e a estudante Adriana Machado, de 20 anos, era uma delas. “A igreja se renova, e nós acompanhamos esse movimento”.

 

O ponto alto deste sábado foi a missa, às 19.00, mas desde as 8.00 ocorreram diversas atividades como Cenáculo com Maria, a reza das mil Ave Marias, o Terço da Misericórdia, adoração e louvores.

 

Pentecostes teve início no dia 12, quando começaram as orações pelo nascimento da igreja católica, exatamente 50 dias após a Páscoa, e o tema deste ano é “Eu vou com Cristo, por Cristo e em Cristo”.

 

Amanhã, o último dia de festa começa às 8.00.

 

Programação de domingo no Taguaparque

08.00 às 12.00 – Cenáculo com Maria

13.00 – Animação

13.30 – Louvor com Paulinho Sá

14.30 – Animação

15.00 – Louvor com Banda São Rafael e, Crícia & Gláucia Martins

16.00 – Missa de Cura