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21/05/2013 às 14:24
Os problemas mais recorrentes são cobranças indevidas ou abusivas e produtos com defeito
BRASÍLIA (21/5/2013) – Pela quinta semana consecutiva, duas empresas de telefonia ocuparam os primeiros lugares na lista de atendimentos feitos pelo Procon-DF, o que equivale a mais de 12,5% do total de reclamações, segundo dados divulgados hoje pelo órgão.
“Esperamos que a divulgação desses rankings cumpra o papel educativo de coibir práticas abusivas e de conscientizar consumidores sobre a escolha correta de seus fornecedores, além de incentivar a melhoria dos serviços prestados”, ressaltou Todi Moreno, diretor da autarquia.
A telefonia celular lidera a lista, seguida de telefonia fixa e bancos comerciais.
Do total de 3.083 atendimentos realizados pela entidade, a Brasil Telecom Celular e a Americel (Claro) foram responsáveis, respectivamente, por 247 e 141 atendimentos, seguidas das empresas Sky Brasil, com 99, Oi S.A, com 79 e GVT, com 76.
Na apuração dos dados gerais captados de 13 a 17 de maio, os problemas mais recorrentes foram cobrança indevida ou abusiva e produto com defeito.
DIFERENCIAÇÃO – O atendimento feito pelo Procon se refere a todo tipo de demanda, que vai de uma simples consulta a uma orientação, incluindo a reclamação.
A reclamação pode ser classificada como fundamentada, quando a demanda do consumidor é julgada procedente, ou não fundamentada, quando julgada improcedente.
(F.M./M.M.)